SEFAZ ACEITA CARTÃO DE DÉBITO

Sefaz-BA é a 1ª  a aceitar cartão de débito

A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) é o primeiro órgão público no Brasil a aceitar pagamento em cartão de débito. O sistema de pagamento via débito em conta já é utilizado no posto fiscal do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e a partir do final do mês será implantado no posto fiscal de Vitória da Conquista e no posto de arrecadação de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães. Em seguida, o sistema será utilizado nos 18 maiores postos fiscais e unidades de arrecadação do Estado, cobrindo toda a Bahia.

O projeto dá continuidade ao processo de modernização da fiscalização da Sefaz e garante a segurança tanto do contribuinte quanto dos postos fiscais, que não precisam mais operar com dinheiro em espécie. Desenvolvido pela Sefaz, o sistema foi apresentado na reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e despertou o interesse de outros 15 estados.

Segundo o secretário da Fazenda, Walter Cairo, as principais vantagens da nova forma de pagamento são segurança e comodidade. "A transação eletrônica é uma tendência mundial e a Sefaz está dando mais uma opção ao contribuinte na hora de recolher o imposto. Além de garantir a segurança de ambas as partes, pois elimina o dinheiro em espécie, o pagamento em débito pode ser feito 24 horas por dia, nos sete dias da semana, já que o sistema é independente do horário dos bancos", explica Walter Cairo.