Serviços aos Cidadãos

SEI Bahia
Cadastramento de usuário externo


Este serviço permite que o interessado se cadastre no Sistema Eletrônico de Informações do Estado da Bahia - SEI para efetuar diversas solicitações de serviços junto a Sefaz.


Documentos Necessários


Para requerer o cadastramento, o interessado deve apresentar os seguintes documentos:

  1. Termo de Declaração de Concordância e Veracidade preenchido e assinado;
  2. Cópia de RG e CPF, ou outro documento de identidade que possua o número do CPF;
  3. Cópia de um comprovante de residência dos últimos 3(três) meses (tem que ser o mesmo que foi indicado no Termo de Declaração de Concordância e Veracidade).

Como Fazer


O cadastramento de usuários externos no Sistema SEI Bahia é dividido em duas etapas, conforme abaixo:

1ª Etapa - Preenchimento e envio do formulário eletrônico:

Nesta primeira fase, deverão ser preenchidos todos os campos do formulário eletrônico de cadastro e clicar em "Enviar". Após o envio do formulário, você receberá uma mensagem por e-mail com novas instruções para dar continuidade ao seu cadastramento no Sistema SEI Bahia.

Para preencher e enviar o formulário eletrônico, clique aqui.

2ª Etapa - Entrega dos documentos necessários:

  1. Entrega de Documentos em meio digital (via e-mail), com uso do Assinador Serpro (Necessário possuir certificado digital - Token), ou Assinatura Digital do Gov.br (A conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais).

    1. O portador do certificado digital poderá fazer a entrega dos documentos necessários digitalizados e assinados digitalmente por meio do Certificado Digital ICP-BRASIL através do Assinador Serpro, mediante o envio de e-mail para:


    2. O usuário que não possuí certificado digital, poderá assinar digitalmente o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade através do Gov.br e posteriormente enviar a documentação para o e-mail:


  2. Entrega de documentos necessários em papel, assinados e com firma reconhecida:

    1. Através dos Correios, para o endereço:

      SEFAZ/BA: Setor de Protocolo, Av. Luiz Viana Filho, 2ª Avenida, nº 260, CAB, Salvador/BA - CEP 41.745-003.

    2. Presencialmente, SOMENTE no prédio sede da SEFAZ em Salvador.

      Setor de Protocolo, Av. Luiz Viana Filho, 2ª Avenida, nº 260, CAB, Salvador/BA - CEP 41.745-003.

    3. Observação: As Inspetorias Fazendárias e SAC não recebem documentação para cadastramento de Usuário Externo.


Todas as orientações para cadastramento no sistema SEI (Cadastro de Usuário Externo), constam na Orientação Técnica nº 7. Clique aqui para visualizar.

As dúvidas porventura remanescentes poderão ser dirimidas através do telefone: 0800.071.0071 ou mediante mensagem para o seguinte endereço de e-mail:

Canal


Internet, Correios e Presencial.

Tempo Médio


  • Envio digital: em até 5 dias;
  • Entrega presencial: 10 dias após a validação presencial;
  • Envio por correios: 20 dias após a chegada dos documentos;