04/05/2017

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) firmou nessa quarta-feira, 03, contrato de concessão de uso com a empresa Brazilfruit Transportes Importação e Exportação Ltda., concessionária vencedora da licitação que vai administrar reformar, modernizar, expandir, operar e manter a Central de Abastecimento do Piauí (CEAPI) por 30 anos. A solenidade aconteceu na sede da União dos Permissionários da CEAPI (UPC).

A empresa deverá investir já nos dois primeiros anos de contrato R$ 46 milhões em reforma, operação e modernização do entreposto e o Estado ainda receberá da concessionária o percentual de 3,5% do total de receita bruta mensal, como outorga, a partir do segundo ano de contrato. Ao longo da concessão de 30 anos, a Brazilfruit investirá no equipamento R$ 84.357.742,00.

O Projeto

O projeto de modernização da Nova Central de Abastecimento será realizado em três etapas: A primeira corresponde à preparação do terreno, a construção da infraestrutura de água, esgoto, eletricidade, cabeamento lógico, dentre outros, construção dos seis novos galpões, nova portaria, hortomercado e estruturação do estacionamento de motos e bicicletas. Na segunda etapa, haverá transferência dos permissionários, uma parte dos varejistas será transferida para o galpão próprio, com acesso direto ao consumidor final e os demais permissionários de frutas e hortaliças serão alojados nos novos galpões. A terceira etapa corresponde à reforma completa da atual estrutura para abertura de dois novos galpões, reforma e melhoria dos antigos galpões e construção do novo galpão da banana.

O contrato de concessão de uso pode ser prorrogável por mais cinco anos. A concessionária vencedora será responsável por garantir a manutenção da creche dentro da Nova Central de Abastecimento do Piauí, do banco de alimentos e gabinete odontológico, além de instalação de um posto de saúde e viabilização e realização de treinamento, capacitação e alfabetização de permissionários e o Estado fará atuação de controle através do Comitê de Monitoramento que fiscalizará de perto todos os requisitos e metas previstos em contrato.


Fonte: http://www.ppp.pi.gov.br/pppteste/index.php/governo-firma-contrato-com-empresa-para-nova-ceapi/