28/03/2017


No último dia 23 de março, aconteceu em São Paulo o treinamento para a utilização do Sistema Internacional de Apoio à Infraestrutura (IISS), uma plataforma gratuita que abrange projetos de 33 setores de infraestrutura. Promovido pela RedePPP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o curso reuniu técnicos e servidores de órgãos públicos dos Estados de São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Piauí e Maranhão, com o objetivo de conhecer a plataforma e seu uso, possibilitando o cadastramento dos projetos dos Estados/Municípios de origem.

No Brasil, o lançamento da IISS (https://www.public-sif-iiss.org) aconteceu em 2016, durante o Fórum Internacional PPP, realizado no Rio de Janeiro pela RedePPP. A secretária executiva da RedePPP, Priscila Romano Pinheiro destaca que não existia no Brasil nenhum sistema de banco de dados gratuito que englobasse projetos desta magnitude. Por isso, a RedePPP em parceria com o BID, tem apoiado a Fundação de Infraestrutura Sustentável (SIF) a divulgar e promover a Plataforma IISS no país, contribuindo com sugestões de atualização e personalização da ferramenta para que fossem desenvolvidos alguns ajustes no sistema que atendam a demanda nacional. "Foi criado e desenvolvido um módulo específico no sistema, para que possam cadastrar as informações e dados técnicos dos projetos já contratados, sendo assim, uma referência como base de dados para subsidiar o desenvolvimento de novos projetos com as mesmas características", completa Priscila.

A Plataforma IISS (Sistema Internacional de apoio à Infraestrutura), foi criada há seis anos, para atender uma demanda do Grupo dos 20, os Bancos Multilaterais (Asiático, Africano, Mundial), e possibilitar a divulgação dos diversos projetos de infraestrutura no mundo. A IISS foi lançada globalmente em 27 de janeiro de 2016, na sede do Banco Mundial, em Washington. O objetivo principal da Plataforma IISS é oferecer aos governos uma ferramenta online - com o que há de mais moderno nos sistemas de tecnologia de informação, confiável, segura e fácil de usar, para preparação de projetos de infraestrutura, garantindo integração com a comunidade internacional de investidores, construtoras, operadores e financiadores. Atendendo à uma solicitação da RedePPP, e com patrocínio do BID, foi possível realizar a tradução para o português dos formulários e informações do sistema, que é totalmente gratuito aos governos, e já existia em cinco outros idiomas.

A plataforma permite que os potenciais investidores tenham as informações dos projetos e com bastante segurança e confiabilidade de que todos os projetos disponibilizados no sistema são de projetos que foram estruturados e estudados de forma bastante consistente, transparente e eficiente, assim garantindo um padrão de excelência.