A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia criou através do Decreto nº 9.533 de 31 de agosto de 2005 a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda com o objetivo de desenvolver uma cultura de aprendizagem estratégica para o alcance dos objetivos globais da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Essa aprendizagem resultará em um programa permanente de capacitação de servidores estruturado, direcionado e contínuo, que relaciona as atividades de treinamento, desenvolvimento e capacitação às prioridades da Secretaria, tornando-a assim uma fonte de conhecimento estratégico através da valorização do capital intelectual.


A importância do investimento na educação corporativa justifica-se pela valoração e potencialização do capital humano da instituição, cujo conceito compreende a consolidação da experiência adquirida ao longo da trajetória laboral, com formação teórica e conhecimentos tácitos necessária à melhoria das condições de atuação.


Para tanto, a Sefaz criou um espaço físico interno com infraestrutura de apoio e, recursos materiais e tecnológicos necessários à realização dos programas de capacitação, formação e desenvolvimento dos servidores.


Além da infraestrutura física, a UCS Sefaz conta inclusive com o compromisso dos gestores, desenho do projeto pedagógico, equipe profissional multidisciplinar, comunicação interativa entre professor e aluno, recursos educacionais, infraestrutura de apoio, avaliação de qualidade contínua, convênios e parcerias, sustentabilidade financeira e transparência nas ações.


Assim, as atividades de capacitação e desenvolvimento são realizadas por meio das modalidades presencial e virtual. Além de dispor dos ambientes físico e virtual, a UCS Sefaz admite também parcerias com instituições acadêmicas renomadas com vistas a incrementar e consolidar sua proposta de Educação Corporativa Fazendária.


Enquanto estratégia organizacional, a educação corporativa propicia uma vinculação entre os três pilares básicos para o alcance dos objetivos globais; o planejamento estratégico da Sefaz, a proposta de trabalho e a aprendizagem educacional, cujo conhecimento gerado resulta na transformação da aprendizagem individual em aprendizagem colaborativa.


Para isso, a UCS Sefaz acompanha sistematicamente as mudanças e inovações externas ocorridas nas práticas de capacitação, formação e desenvolvimento de pessoas, visando incluir na proposta de educação corporativa da instituição, elementos, técnicas e ferramentas fundamentais para a promoção da gestão do conhecimento e desenvolvimento de competências pessoais e organizacionais.


A UCS Sefaz assume, assim, o desafio de tornar as ações de desenvolvimento e capacitação em uma política de gestão por competências, que além de qualificar e desenvolver, oportuniza aos servidores fazendários a aquisição de competências técnicas viáveis ao alcance dos resultados da Secretaria.


EAD na Sefaz

A Educação a Distância (EAD) na Sefaz foi criada em 2004, através da antiga Diretoria de Recursos Humanos, em parceria com a Direct to Company S.A. - DTCOM, para a projeção de teleaulas na sede da secretaria sobre temas de gestão corporativa, autodesenvolvimento e gestão pública.


Em 2005, com a criação da Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade SEFAZ, a secretaria deu início a novos projetos que objetivavam produzir, disponibilizar e administrar o ensino à distância através de novas técnicas de ensino que utilizassem a tecnologia da informação e da comunicação com aplicativos próprios ou específicos sobre EAD.