As ações de desenvolvimento e capacitação presenciais serão preferencialmente realizadas na sede da UCS Sefaz e, poderão ser estendidas a critério da Universidade e a depender das necessidades, para outras instalações ou unidades fazendárias, sob sua coordenação, de acordo com as diretrizes do PROCAD.


Estas ações são desenvolvidas na UCS Sefaz, por instrutoria interna e externa. As diretrizes para a utilização da Instrutoria Interna nos órgãos públicos do Estado da Bahia são estabelecidas pela Secretaria da Administração - SAEB, respaldada na Lei nº. 10.851/2007 e regulamentada pelo Decreto nº. 11.073/2008.


A contratação de instrutores e consultores externos é realizada na forma prevista na Lei 9.433/2005 e objetiva atender demandas que se concentram em conteúdos não dominados pelos servidores públicos estaduais, que requeiram aprofundamento e estejam relacionadas à aquisição de novas competências.

A UCS Sefaz realiza anualmente o Levantamento de Necessidades de Capacitação - LNC, indicando os programas e eventos de capacitação que são estruturados de acordo com diretrizes estabelecidas no PROCAD.


A Coordenação de Planejamento é responsável pela Programação Anual de Capacitação da UCS Sefaz, que é constituída a partir do Levantamento de Necessidades de Capacitação - LNC e de acordo com as diretrizes do PROCAD deve ser divulgada até o último dia do mês de dezembro do ano anterior à sua realização e será executada através da Programação Mensal de Cursos, divulgada na página da Universidade.


A Coordenação de Ensino Presencial é responsável pela execução das capacitações, fase em que os planos são implementados e as ações se concretizam. A UCS Sefaz utiliza algumas estratégias pedagógicas objetivando o cumprimento das metas estabelecidas na fase de planejamento.

A eficácia e efetividade do trabalho pedagógico, o nível de aquisição de conhecimentos, e a identificação das necessidades de aprimoramento do servidor fazendário são mensuradas, por meio de avaliações (reação, aprendizagem, desempenho do instrutor e impacto) as quais, subsidiam o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à execução das atividades profissionais.