Em suas ações de educação corporativa, a UCS Sefaz utiliza os pressupostos dados por Jacques Delors (2000) no Relatório da Unesco, que define a existência de quatro pilares que sustentam aprendizagens essenciais à educação do futuro:


  • Aprender a aprender - pressuposto para o "aprender a conhecer", focalizando a necessidade da compreensão no processo de ensino aprendizagem, através da contextualização;
  • Aprender a fazer - estímulo à aplicação da relação entre a teoria e prática;
  • Aprender a viver juntos - pressuposto fundamental para a qualidade das relações interpessoais;
  • Aprender a ser - via essencial que integra os saberes no desenvolvimento de competências que possibilitam aos profissionais o alcance dos objetivos pessoais e organizacionais.

Com base nesses pilares a UCS Sefaz define a concepção pedagógica das suas ações educativas, orienta sobre a metodologia e didática das soluções de aprendizagem construídas sob sua coordenação, descreve os agentes de aprendizagem envolvidos e seus respectivos papéis, e dá as diretrizes gerais do trabalho pedagógico da universidade.