Logo Núcleo do Desenvolvimento do Ser Humano - NDSH

UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA UNIDADE - FAZENDA

Notícias Capacitação em Controle Interno da AGE passa a ser certificada pela Uneb


A Auditoria Geral do Estado (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), e a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) firmaram acordo de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para implementar o Programa de Certificação em Controle Interno do Estado. A iniciativa visa capacitar e certificar os servidores estaduais que atuam nas unidades de controle interno dos diversos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual para o exercício das suas funções.

O Programa tem como objetivo o aumento da eficiência e da eficácia das atividades de controle interno nos órgãos e entidades do Estado da Bahia, mediante o aprimoramento técnico do quadro de servidores que atuam nas Coordenações de Controle Interno (CCI) e demais estruturas equivalentes. A primeira turma a ser certificada inicia os trabalhos a partir de março de 2022 e capacitará 40 servidores de Controle Interno.

Ao todo, o controle interno no Estado da Bahia conta com cerca de 200 servidores distribuídos nas 62 unidades de controle interno existentes. A aula inaugural acontecerá no dia 22 de março e contará com a presença do auditor Geral do Estado, Luis Augusto Rocha, da reitora da Uneb, Adriana Marmori, e do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e palestrante convidado, José Maria Dias.

Para o auditor Geral Luis Augusto Rocha, a certificação irá fortalecer ainda mais a atuação das Unidades de Controle Interno. "A AGE tem entre suas atribuições estimular ações voltadas para a capacitação de servidores vinculados ao controle interno e neste sentido a cooperação técnica firmada vai colaborar ainda mais com o alcance destes objetivos", afirma.

De acordo com a diretora da UCS/Sefaz-Ba, Nilma Oliveira, a certificação através da Uneb vai agregar ainda mais valor às capacitações da UCS. "O acordo de cooperação técnica vai propiciar o alinhamento da capacitação ao conjunto de critérios pedagógicos necessários à sua execução, assim como a metodologia de aplicação do processo de avaliação e aprendizagem", informa Nilma.

O Programa está estruturado em módulos, que poderão acontecer de forma híbrida (on-line pelo Microsoft Teams e/ou presencial). O conteúdo a ser executado inclui tópicos como Governança Pública, Sistema Estadual de Controle, Planejamento, Execução e Comunicação de Resultado, Licitação e Contratos, Convênios e Parcerias, Material e Patrimônio, Gestão da Folha de Pagamento entre outros.