Notícias Curso a distância sobre ECD tem inscrições prorrogadas até dia 11
A capacitação será oferecida por meio da nova plataforma de Educação a Distância da Sefaz. Aula inaugural será no dia 21/06.
Foram prorrogadas até sexta-feira, dia 11, as inscrições para o curso na modalidade de Educação a Distância (EAD) sobre Escrituração Contábil Digital (ECD). Para participar, preencha o formulário clicando nesse link. O treinamento, oferecido pela Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), será realizado em uma nova plataforma EAD, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, que foi totalmente reformulado. O treinamento terá início no dia 21 de junho e nesta mesma data será realizada a aula inaugural pelo Microsoft Teams, às 15h. Os servidores que fizerem a inscrição receberão por e-mail o agendamento da aula inaugural com o respectivo link para acesso.
A diretora da UCS, Nilma Oliveira, explica que a unidade está utilizando uma nova versão do moodle. “A plataforma foi remodelada. Tenho certeza que os fazendários irão gostar das novidades”. Ela acrescenta que o treinamento sobre ECD “é muito interessante e já vem sendo utilizado por outras Secretarias de Fazenda do país”. A nova coordenadora de Ensino a Distância da UCS (Ceadi/UCS), Karol Almeida, afirma que a plataforma recém-adotada irá facilitar o acesso, a interação e o processo de aprendizagem e que, com certeza, irá contribuir bastante para a formação dos fazendários. Qualquer dúvida o servidor pode entrar em contato com a UCS pelo e-mail coordenacaodeensinoadistancia@sefaz.ba.gov.br
Objetivo e conteúdo
A capacitação tem o objetivo de apresentar os principais elementos que compõem a ECD, permitindo ao participante uma maior compreensão de como a ferramenta veio substituir a escrituração em formato de papel por aquela transmitida via arquivo digital. Esse conhecimento é essencial para a realização de auditorias contábeis, considerando que o uso de ferramentas de auditoria exige amplo domínio da estrutura da ECD. Alexandre Alcântara, auditor fiscal da Inspetoria de Fiscalização de Grandes Empresas da Região Sul (Ifep Sul) e líder do grupo de trabalho de Auditoria Fisco-Contábil do Encat (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), é o responsável pela elaboração do conteúdo do curso.
“O contexto de livros contábeis em formato digital no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é uma nova e irreversível realidade. O conhecimento apresentado no curso é essencial para todos aqueles que desejam realizar auditoria contábil, considerando que este conhecimento é essencial no momento de utilização das ferramentas de auditoria,” explica Alexandre Alcântara. O conteúdo do curso está distribuído em sete módulos: Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), Escrituração Contábil, ECD - Aspectos Gerais, ECD - Leiaute da ECD, Lançamentos Contábeis, Demonstrações Contábeis e Programas.