Notícias EFD é o tema escolhido pelos fazendários para a 1ª edição do Conversa Tributária
Além da EFD, outros 28 temas técnicos foram selecionados pelos servidores da SAT por meio de pesquisa. O sistema e-Fiscalização foi o segundo assunto mais votado.
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) foi o tema mais votado pelos servidores da Superintendência de Administração Tributária (SAT) para ser apresentado na primeira edição do projeto Conversa Tributária, iniciativa criada pela UCS/Sefaz (Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda). Os fazendários puderam escolher os temas do projeto, previsto para ter início no mês de abril, por meio de pesquisa enviada pela UCS por e-mail corporativo. O Conversa Tributária será realizado a cada 15 dias, via Microsoft Teams, e tem o objetivo de levar conhecimento técnico para os servidores da SAT através de aula dialogada, com cerca de uma hora e meia de duração. Completam o ranking dos cinco temas mais votados o sistema e-Fiscalização (DT-e, PCF e PAF-e), Reforma Tributária, Diferença de Alíquota (Difal) e Incentivos fiscais ao comércio. Confira a relação completa no final da matéria.
O formato do projeto prevê uma rápida exposição do assunto feita por um servidor especialista no tema e, na sequência, será aberto espaço para diálogo e esclarecimento de dúvidas. A data, o tema e demais informações sobre a primeira edição do Conversa Tributária" serão divulgados em breve pela UCS, pelo e-mail corporativo, e também pela Ascom/Sefaz, por meio dos canais internos de comunicação: Intranet, WhatsApp Sefaz da Gente e Instanet (Instagram exclusivo dos fazendários: @instanetsefaz).
A diretora da UCS, Nilma Oliveira, explica que o formato do projeto foi alinhado entre a equipe da Universidade, os diretores da SAT e os gestores do Conselho de Fazenda Estadual (Consef), que sugeriram 29 temas para integrarem o calendário da iniciativa. "Agradeço aos colegas que responderam à pesquisa e, em breve, teremos mais novidades sobre o Conversa Tributária", explica Nilma. A diretora detalha ainda que será adotada estratégia metodológica de aula dialogada para o projeto, havendo uma exposição inicial do conteúdo pelo palestrante/instrutor, abordando resumidamente o tema de interesse e fomentando a participação e o envolvimento dos participantes. "Esse formato irá oportunizar o esclarecimento de dúvidas surgidas no desempenho profissional do servidor. Não havendo perguntas, o palestrante trará as perguntas mais frequentes sobre o tema. Acredito que faremos muitas conversas técnicas ricas e interessantes", assinala a diretora da UCS.
Conversa Tributária: temas escolhidos (em ordem de preferência):
- Escrituração Fiscal Digital - EFD
- e-Fiscalização (DT-e, PCF e PAF-e)
- Reforma Tributária
- DIFAL
- Incentivos Fiscais Comércio 6 - Levantamento Quantitativo de Estoque (Portaria 445)
- Transferências Interestaduais - não incidência do ICMS
- Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e / MDF-e
- Incentivos Fiscais Indústria - Programas e Renúncia
- Comércio Exterior: Importação e exportação e novos controle fiscais digitais
- Escrituração Contábil Digital - ECD
- Material de Construção e compras por empresa de construção civil
- ST nas prestações sucessivas de transporte
- Tributação de Medicamentos
- Nota Fiscal Eletrônica - NF-e
- Aquisição de mercadorias por não contribuintes do ICMS
- Decadência
- Combustíveis
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e
- Limite do crédito nas compras de empresas incentivadas
- Farinha de trigo e derivados
- ITD - Procedimentos Operacionais
- Sistemas e formas de fiscalização do Trânsito
- Tributação de Energia Elétrica
- ITD - Legislação
- Malha Fiscal Censitária - Batimentos e Indícios
- Nota Fiscal Fácil
- Tributação e isenção de Veículos
- Bilhete de Passagem Eletrônico - BP-e
Fonte: Ascom Sefaz