Logo Núcleo do Desenvolvimento do Ser Humano - NDSH

UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA UNIDADE - FAZENDA

Notícias Iniciadas as aulas da 6ª turma do Programa de Controle Interno


A capacitação visa preparar servidores que atuam nas Coordenações de Controle Interno dos órgãos da Administração Direta e nas Unidades Equivalentes dos órgãos da Administração Indireta.

Tiveram início no final do mês de agosto as aulas voltadas para a 6ª turma do Programa de Formação de Coordenadores de Controle Interno, capacitação promovida pela Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (SGF/UCS) em parceria com a Auditoria Geral do Estado (AGE). O objetivo é treinar servidores que atuam nas Coordenações de Controle Interno (CCI) dos órgãos da Administração Direta e nas Unidades Equivalentes dos órgãos da Administração Indireta. O curso está previsto para terminar em maio de 2020 e tem carga horária total de 192 horas.

O programa está estruturado em capacitações voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências na área técnica, inerentes ao controle interno, abordando temas como técnicas de controle interno e processos administrativos, orçamentários e financeiros e gestão de risco. Desde que o treinamento foi iniciado, em 2015, 188 servidores já receberam os seus certificados de conclusão.

De acordo com o auditor Geral do Estado, Luís Augusto Rocha, a capacitação é importante para fortalecer o sistema de controle interno do Executivo estadual. "Através do programa de formação, nosso objetivo é unificar o entendimento das unidades de controle interno com relação aos procedimentos técnicos, e também alinhar o foco do nosso trabalho dentro da administração pública. Este trabalho integrado é fundamental para atuarmos como uma rede e também assegurarmos procedimentos uniformes de ação nas CCIs", destaca.

Para a diretora da UCS/Sefaz, Nilma Oliveira, “a capacitação é de suma relevância para os profissionais que trabalham com o Controle Interno em todo o Estado. Já estamos na 6ª turma e continuamos à disposição para viabilizar outras que se fizerem necessárias”, ressalta. O treinamento é realizado por instrutores internos de diversos órgãos do Poder Executivo Estadual, conforme prevê a Lei 10.851/2007 de Instrutoria Interna.

As Coordenações de Controle Interno foram criadas pela lei estadual nº 13.204, de 13 de dezembro de 2014, que instituiu a reforma administrativa promovida na transição de governo como parte da estratégia definida para monitorar a qualidade na aplicação dos recursos públicos. As Coordenações integram administrativa e hierarquicamente os respectivos órgãos, mas tecnicamente estão vinculadas à AGE-Sefaz.

A atuação das CCIs permite que o controle interno esteja mais próximo dos órgãos da administração estadual, colaborando em auditorias que forem desenvolvidas nestas unidades pela AGE e acompanhando a implementação das providências recomendadas. As coordenações também acompanham as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e auxilia os órgãos na prestação de contas que é apresentada anualmente ao órgão.

Fonte: Ascom Sefaz