Logo Núcleo do Desenvolvimento do Ser Humano - NDSH

UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA UNIDADE - FAZENDA

Notícias Sefaz realiza curso de formação de brigada de incêndio


A Secretaria da Fazenda, por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (SGF/UCS), realizou nos dias 30 e 31 de julho um treinamento voltado para a formação de brigada de incêndio. Com duração de 16 horas, a capacitação teve como público-alvo os servidores da área administrativa da DAT-Metro, do prédio-sede, da UCS e do Arquivo. As aulas práticas e teóricas foram realizadas na sede da Universidade, na Barros Reis, em Salvador, e 31 alunos concluíram o curso.

A solicitação do treinamento foi feita pela DAT-Metro, conforme explica Valdir Amorim, coordenador Administrativo da unidade. "A DAT-Metro funciona em um prédio grande, de oito andares, e sentimos a necessidade de formar um grupo de brigadistas para atender uma situação de emergência. Já temos os equipamentos e agora, com o treinamento, poderemos combater um princípio de incêndio antes da chegada dos bombeiros, que são as autoridades competentes para lidar com essas demandas", disse.

O subtenente do Corpo de Bombeiros e instrutor, Carlos César Cavalcante, explicou que o curso de formação de brigadistas contemplou aulas de primeiros socorros e de combate a incêndios, incluindo formas de prevenir esse tipo de situação. "Realizamos aulas práticas e teóricas. Na parte de primeiros socorros, os alunos aprenderam a imobilizar fraturas, a colocar o colar cervical e a fazer o pranchamento de vítimas, entre outras ações. As atividades incluíram ainda práticas de evacuação de edificações e de controle do fogo, além de uma prova teórica", afirmou.

De acordo com a Universidade Corporativa, caso alguma área da Sefaz identifique um treinamento que seja importante para o setor deve entrar em contato com a Coordenação de Planejamento e Gestão do Conhecimento da UCS, que irá verificar uma forma de viabilizá-lo. Como forma de elaborar o seu programa de capacitação com base nas principais necessidades apontadas pelos fazendários, a Universidade já realiza, anualmente, uma série de encontros com os servidores da Sefaz.

Fonte: Ascom Sefaz