Notícias Sefaz tem nova intranet com mais segurança e usabilidade
Já está no ar a nova intranet da Secretaria da Fazenda, totalmente reformulada, mais segura e com maior usabilidade e interface familiar, que irá facilitar o acesso dos servidores ao conteúdo da plataforma. Ao iniciar a utilização de qualquer navegador de internet (IE, Firefox, Edge e Chrome) nos computadores da rede Sefaz, automaticamente o usuário será direcionado para a nova página. Contudo, para a ação funcionar, é necessário que a máquina tenha sido reiniciada. Outra forma de acesso é clicando no botão SefazNet, localizado na home page do site da Secretaria.
A nova SefazNet foi elaborada utilizando a ferramenta SharePoint, da Microsoft, disponível no Office 365. SharePoint é uma plataforma de aplicações web utilizada na criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e criação de portais colaborativos. O trabalho foi desenvolvido pelas Diretorias de Atendimento (SGF/Dirat), por meio da Gerência de Atendimento a Distância (Gerad), e de Tecnologia da Informação (SGF/DTI), com a equipe da Gerência de Tecnologia (Getec), contando com o apoio de um consultor da Microsoft.
"Vínhamos trabalhando no desenvolvimento dessa nova intranet com a utilização de outras ferramentas, mas que não atingiram o objetivo esperado. Conseguimos agora, com o SharePoint, colocar o conteúdo da antiga SefazNet em um leiaute totalmente novo e moderno. Mesmo com as mudanças, procuramos manter a organização dos antigos menus, o que irá facilitar a localização das informações pelos usuários. O resultado ficou muito bom, acreditamos que os fazendários irão gostar", destaca o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF), Félix Mascarenhas.
O trabalho de desenvolvimento da nova SefazNet com o SharePoint começou a ser feito no último trimestre de 2021 e os protótipos foram apresentados aos gestores da Secretaria que administram conteúdos no portal. Com isso, eles puderam participar da elaboração dando sugestões e propondo mudanças. "O processo de construção da nova SefazNet contou com a participação ativa dos gestores, que aprovaram o resultado alcançado e ficaram satisfeitos com as soluções apresentadas pela equipe", afirma a diretora de Atendimento (SGF/Dirat), Ângela Durr.
Para construir a nova intranet, a equipe da Gerad precisou conhecer o SharePoint e utilizar a criatividade para poder usufruir da maior quantidade possível dos recursos nativos da ferramenta, mas sem perder a identidade da Sefaz. "Os maiores desafios da equipe foram, sem dúvida, primeiro conhecer a fundo a plataforma e depois migrar o antigo conteúdo para algo totalmente novo, mas que continuasse sendo familiar para os usuários que já acessam há tantos anos a intranet", explica a gerente de Atendimento a Distância (Gerad), Mônica Calixto.
A nova intranet traz também como diferencial a segurança. De acordo com Teodoro Correa, auditor fiscal da Gerência de Tecnologia (DTI/Getec), somente os servidores logados em uma conta Office do ambiente Sefaz terão acesso à SefazNet, o que torna o site mais seguro. Além disso, os dados são criptografados e nenhuma informação de usuário é compartilhada. "O SharePoint é um serviço baseado na nuvem e hospedado pela Microsoft, que possui uma política de segurança de dados bastante elevada. Todo o conteúdo é gerenciado pela Sefaz, mas armazenado pela Microsoft em diversas partes do mundo, o que assegura que a informação não se perca", sinaliza.
Outras características da nova intranet são a usabilidade, a interatividade e a modernidade do novo leiaute. Segundo Teodoro, o site também é responsivo, ou seja, adapta o tamanho das páginas de acordo com o tamanho da tela onde está sendo exibido, facilitando a navegação e a utilização da intranet em dispositivos como celulares e tablets.
Conteúdo com acessibilidade
Logo na página principal, os fazendários irão identificar um menu com conteúdo semelhante ao da intranet antiga, com os seguintes links: Fiscalização, Tributária, RH, Atendimento, Finanças Públicas e Institucional. No novo leiaute, as notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação (GAB/Ascom) estão em destaque, com opção de colocar fotos em todos os tópicos, tornando o conteúdo mais atrativo para os usuários.
Na parte interna das notícias, a ferramenta possibilita também que sejam colocadas mais fotos e vídeos relacionadas ao tema. Outra novidade da parte de notícias é a “Leitura Avançada”, que torna a nova SefazNet acessível a todos os usuários ao abrir um menu que possibilita que a notícia seja reproduzida em voz alta ou então que ela seja visualizada com cores e tamanhos do texto personalizados, facilitando a leitura.
Voltando à página principal, na lateral direita estão disponibilizados links importantes já conhecidos e bastante utilizados pelos usuários da Sefaz como a Carta de Serviços, Fluxo de Processos do SEI, NDSH, SGS, UCS, QVO, Atualiza-se e RH Bahia. Alguns desses links também estão disponíveis na seção "Destaque", com imagens associadas a eles, e em outro menu com uma série de funcionalidades importantes separadas pelas abas Legislação, Servidor e Outros. Logo abaixo mais novidades: os vídeos mais recentes da TV Sefaz da Gente e os conteúdos de áudio do podcast SefazCast. Os links para as redes sociais da Sefaz – Instagram, Youtube, Twitter e Facebook também estão localizados na home page.
Mais novidades estão disponíveis no lado direito da página principal. A primeira delas é a seção "Eventos", com destaque para cursos, palestras e outras atividades de interesse dos fazendários. Mais abaixo está a parte de Documentos Recentes, totalmente personalizada para cada servidor e que apresenta a lista mais atual de documentos trabalhados pelos usuários como planilhas de Excel e apresentações de Power Point. Acima do menu principal está disponível uma ferramenta de busca, facilitando a localização, pelo usuário, de qualquer informação disponível no site.
Alguns conteúdos do antigo portal, como o Mural do Funcionário, ainda não estão em funcionamento na nova intranet, mas serão contemplados em uma próxima versão. "Fizemos uma revisão geral de todo o conteúdo existente na SefazNet e alguns que não eram mais utilizados ou estavam desatualizados foram excluídos, com o aval dos gestores. Outros estão sendo aprimorados para que sejam melhor utilizados pelos servidores, e serão lançados em uma segunda versão", detalha o lead designer da Gerad, Jean Pierre Dykeman.