Notícias Sucesso em 2021, projeto Conversa Tributária está de volta nesse mês de maio
Organizada pela UCS, a Conversa Tributária contou com a participação de 760 fazendários em 2021. Objetivo é levar conhecimento técnico para os servidores da SAT.
Após contar com a participação de 760 fazendários ao longo das dez edições realizadas em 2021, o projeto Conversa Tributária está de volta no próximo dia 18 de maio. Realizado pela Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) com o objetivo de levar conhecimento técnico para os servidores da Superintendência de Administração Tributária (SAT), em 2022 o projeto já tem oito temas definidos para os encontros on-line, via Microsoft Teams, que serão realizados um por mês, até dezembro. O assunto do primeiro encontro, assim como o link para inscrições, serão divulgados em breve pela UCS, pelo e-mail corporativo, e também nos diversos canais de comunicação interna: Intranet Sefaz, whatsapp (71) 99972-9884, Boletim Eletrônico Sefaz da Gente e o canal exclusivo para os servidores no Instagram, a Instanet.
"A Conversa Tributária foi um grande sucesso no ano passado, com muita troca de conhecimento, e tinha que voltar em 2022. Ainda temos assuntos a serem abordados e, a princípio, serão realizados oito encontros até dezembro. Caso surja alguma necessidade podemos viabilizar mais algum. Conto novamente com a participação dos fazendários", destaca a diretora da UCS, Nilma Oliveira.
Iniciativa de sucesso
Foi em abril de 2021 que a UCS Sefaz deu início ao seu mais recente projeto de capacitação on-line, a Conversa Tributária. O formato prevê uma rápida exposição do assunto feita por um servidor especialista no tema e, na sequência, é aberto espaço para diálogo e esclarecimento de dúvidas. O modelo do projeto, assim como os temas, foram alinhados e definidos pela equipe da Universidade, pelos diretores da SAT e pelos gestores do Conselho de Fazenda Estadual (Consef).
Os dez temas já apresentados foram a Escrituração Fiscal Digital (EFD), com Ivo Colantoni (DPF), o sistema e-Fiscalização, com Jadson Bitencourt (DPI), a Diferença de Alíquota (Difal), assunto apresentado por Vladimir Morgado (Consef), a Escrituração Contábil Digital (ECD), com Alexandre Alcântara (Ifep Sul), Incentivos Fiscais do Comércio, com Márcia Libório e Ana Cláudia Vasconcelos (Diref/Gecon), Levantamento Quantitativo de Estoque, com Eduardo Santana (Consef), Decadência no Direito Tributário sob o enfoque do ICMS, com Tolstoi Nolasco (Consef), Material de construção e compras por empresas da construção civil, com Vera Gondim (Ditri/Gecot), Incentivos Fiscais da Indústria: Programas e Renúncia, com Frederico Durr (SAT/Diref) e José Alberto Sampaio (SAT/Diref), e Tributação de medicamentos, com Gustavo Mota (Diref).