Notícias Troca de ideias e interação dão o tom no primeiro Conversa Tributária
O tema apresentado foi a Escrituração Fiscal Digital e o encontro on-line, realizado pelo Teams, contou com a participação de 65 servidores.
A primeira edição do projeto Conversa Tributária, da UCS/Sefaz (Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda), contou com grande participação dos fazendários, 65 no total, que puderam interagir, fazer perguntas para o especialista e dar sugestões sobre o tema do dia, a Escrituração Fiscal Digital (EFD). O evento on-line, realizado na última quarta-feira (7), pelo Microsoft Teams, foi aberto pelo superintendente de Administração Tributária (SAT), José Luiz Souza, e pela diretora da SGF/UCS, Nilma Oliveira. A previsão é de que o encontro aconteça a cada 15 dias e mais 28 temas já foram eleitos para compor o calendário da iniciativa. O próximo será o sistema e-Fiscalização (DT-e, PCF e PAF-e).
O auditor fiscal da Diretoria de Produção de Informações (SAT/DPI), Ivo Colantoni, foi o responsável por fazer uma breve apresentação sobre a EFD e também por responder às perguntas, feitas pelo chat e também por meio de intervenção direta dos fazendários. Para participar do Conversa Tributária é necessário fazer inscrição prévia pois as vagas são limitadas, como forma de ampliar a interação entre os servidores.
"O projeto Conversa Tributária superou as minhas expectativas. A apresentação de Ivo foi excelente e os colegas participaram ativamente trazendo dúvidas e sugestões sobre a EFD. Além disso, tivemos a presença do superintendente da SAT, José Luiz. Vale registrar que a UCS é parte da Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF) e o apoio que temos recebido no nosso superintendente, Félix Mascarenhas, nos fortalece para seguirmos com nossos projetos", ressaltou a diretora da UCS, Nilma Oliveira.
Ao final do evento, alguns participantes deixaram registradas no chat as suas impressões sobre o Conversa Tributária. "Parabéns a todos que participaram desse evento bastante esclarecedor", disse o auditor fiscal da Infaz Sudoeste, Ezilberto de Brito Moitinho. Opiniões semelhantes tiveram os auditores fiscais Maria Nazaré Hora Silva (Dat-Metro/Cproc) e Guilherme Teixeira Rocha (DPI/Gemad), que felicitaram também a equipe da UCS e o palestrante Ivo Colantoni. "Parabéns a Nilma e Ivo, pela excelente iniciativa. E aos colegas da UCS também", destacou Nazaré. "Ivo! Parabéns pela excelente apresentação!!! Nilma!! Excelente! A UCS merece elogios", falou Guilherme. Quem não pôde participar poderá conferir o evento por meio de link a ser disponibilizado em breve pela UCS.
Fonte: Ascom Sefaz