Notícias UCS abre inscrições para cinco cursos EAD de dezembro
A Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) abriu inscrições até o dia 12 de dezembro para cinco cursos na modalidade de Ensino a Distância. As capacitações do mês são: "Contabilidade Financeira e Análise de Balanços", "Complexidade, Trabalho e Colaboração na Era Digital", "Gestão de Marketing", "Direito Constitucional Social" e "Business Performance: Mensuração e Comunicação de Resultados". As capacitações são oferecidas por meio da parceria entre a UCS e a Universidade La Salle, instituição de referência nesta modalidade de ensino
Para participar é necessário acessar o endereço https://moodle.sefaz.ba.gov.br/. Na sequência é só colocar o nome de usuário e a senha utilizados para acessar a rede da Sefaz. Ao entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o servidor deve clicar no ícone "Página Inicial do Site", em seguida clicar em "Cursos disponíveis" e depois escolher o treinamento desejado. Em caso de dúvida, o fazendário pode entrar em contato com a UCS pelo e-mail coordenacaodeensinoadistancia@sefaz.ba.gov.br. A partir do momento da inscrição, o servidor já pode iniciar o curso.
A UCS disponibilizou também, no Youtube, um tutorial em vídeo com explicações sobre como utilizar o AVA, e que pode ser acessado por esse endereço: https://youtu.be/nKDVldDDXd8
Confira mais informações sobre os cursos do mês de dezembro:
Contabilidade Financeira e Análise de Balanços:
Carga Horária: 36 horas
Conceituação dos principais demonstrativos contábeis. Regime de caixa e regime de competência. Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados de Exercício e Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Análise horizontal e análise vertical. Indicadores de Liquidez.
Complexidade, Trabalho e Colaboração na Era Digital:
Carga Horária: 36 horas
Complexidade nas organizações. Desafios modernos para as organizações e seus impactos. Diferenças de gerações e suas expectativas. Impacto da inovação e da tecnologia de informação nas soluções e modelos de recursos humanos. Internacionalização de negócios, globalização e cooperação ao longo da cadeia de suprimentos ou arranjos produtivos. Novos arranjos de contrato de trabalho. Modernidade líquida.
Gestão de Marketing:
Carga Horária: 36 horas
O processo estratégico de formulação, implementação e controle do plano de marketing. Análise do ambiente externo e a análise interna da organização, alinhamento de objetivos e definição de estratégias competitivas.
Marketing digital e suas implicações.
Direito Constitucional Social:
Carga Horária: 36 horas
A estrutura dos direitos fundamentais. Direitos Sociais como Direitos Prestacionais. Os Direitos Sociais na Constituição Federal. Natureza e eficácia dos Direitos Sociais. O tratamento constitucional do Trabalho, da Saúde, da Assistência e da Previdência. Princípios Constitucionais relativos ao Trabalho e à Previdência Social. O financiamento da Previdência Pública na Constituição.
Business Performance: Mensuração e Comunicação de Resultados:
Carga Horária: 36 horas
Conceitua Business Performance (gestão de desempeno). Promove a construção de métricas e indicadores. Discute a implementação, monitoramento e avaliação de planos de desempeno. Apresenta ferramentas e modelos de mensuração do desempeno. Conceitua comunicação e o uso desta para a disseminação dos resultados organizacionais.
Instrumentaliza os alunos no uso de ferramentas de visualização de informações (dashboards e apresentações).