Notícias UCS abre inscrições para três cursos na modalidade EAD
As inscrições estão abertas até o dia 11 de abril e podem ser feitas pelo endereço https://moodle.sefaz.ba.gov.br. A partir do momento da inscrição, o servidor já pode iniciar o curso.
Introdução à Segurança da Informação, Finanças Públicas e Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária são os três novos cursos na modalidade de ensino a distância que a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) acaba de lançar para os fazendários. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira, 11 de abril, e podem ser feitas pelo endereço https://moodle.sefaz.ba.gov.br/. Na sequência é só colocar o nome de usuário e a senha utilizados para acessar a rede da Sefaz. Ao entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o servidor deve clicar em “Cursos disponíveis” e depois escolher o treinamento desejado. Em caso de dúvida, o servidor pode entrar em contato com a UCS pelo e-mail coordenacaodeensinoadistancia@sefaz.ba.gov.br. A partir do momento da inscrição, já é possível iniciar o curso.
“As capacitações EAD da UCS tiveram uma ótima recepção por parte dos fazendários em 2021. Agora estamos lançando mais três cursos e esperamos que também tenham uma grande adesão. Então, espero que todos aproveitem essa oportunidade e façam as suas inscrições”, explica Nilma Oliveira, diretora da Universidade Corporativa.
O primeiro treinamento, sobre Segurança da Informação, tem carga horária de 12 horas e destina-se a todos os servidores da Sefaz. O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre segurança da informação dentro do ambiente de TI. O conteúdo está dividido entre as seguintes temáticas: “fundamentos de segurança”, “conceituação de segurança da informação”, “acesso à internet: formas de acesso”, “WhatsApp”, “fake news”, “e-mail”, “bloqueio de micro”, “senhas”, “certificado digital”, “política de segurança da informação” e “segurança de TI na prática”.
Com carga horária de 40 horas, o treinamento sobre Finanças Públicas tem como objetivo preparar o participante para a compreensão dos gastos do setor público e formas de financiamento desses gastos, para interagir e conhecer os conteúdos de receitas, despesas, tributação e legislação do setor público na economia, assim como identificar as fontes e origens das receitas públicas, e sua evolução referente ao produto/renda nacional. O curso está dividido em seis módulos e possui os seguintes conteúdos: “finanças públicas”, “finanças públicas no Brasil: receitas e despesas”, “política fiscal, atividade econômica e finanças públicas: tributação fiscal, parafiscal e tipos de tributos”, “necessidade de financiamento do setor público (dívida pública): da legislação a ser observada na gestão pública”, “renúncia de receita: receitas públicas”, “política fiscal e distribuição de renda”.
Já o curso sobre Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária tem carga horária de 30 horas e o objetivo é levar o participante a compreender, em sua atividade profissional, instrumentos básicos para entender a aplicação da legislação penal em seus aspectos tributário e funcional. O conteúdo programático está dividido oito módulos: “introdução”, “teoria da atividade”, “conflito aparente de normas”, “classificação dos crimes”, “noções de teoria do crime”, “antijuridicidade”, “crimes contra a ordem tributária” e “crimes contra a administração pública”.