Notícias UCS amplia capacitações on-line com a utilização do Microsoft Teams
Somente nos últimos meses, capacitações sobre o Sistema Federal de Convênios, ITD e Execução de Restos a Pagar, entre outras, foram realizadas via Teams.
Em função da pandemia do novo coronavírus, desde o início de 2020 a Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (SGF/UCS) começou a adaptar algumas de suas capacitações para essa nova realidade de distanciamento social. E a ferramenta mais importante para a realização dos treinamentos é o Microsoft Teams. Em 2021, a plataforma vem sendo ainda mais utilizada. A UCS organizou eventos em parceria com outras superintendências e também lançou o projeto Conversa Tributária que, em quatro edições realizadas, já teve a participação de mais de 350 fazendários.
"A UCS comemorou seus 15 anos em 2020, um ano tão atípico, e precisamos refletir sobre tudo o que havia sido feito até então e ao mesmo tempo já cuidar dessa migração dos treinamentos para as plataformas on-line. E tudo vem ocorrendo de forma muito tranquila e com ótimos resultados graças ao trabalho da equipe da UCS e ao fato da unidade ter se apropriado rapidamente de ferramentas tecnológicas para aprimorar a capacitação dos servidores", destaca Nilma Oliveira, diretora da UCS.
Somente nos últimos meses, foram realizados pelo Teams o curso sobre a "Plataforma + Brasil: Sistema Federal de Convênios", em parceria com a Superintendência de Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento (SPF), e o webinar sobre "Execução de restos a pagar" no Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia) Gerencial Web, realizado pela UCS junto com Superintendência de Administração Financeira (SAF).
O evento em parceria com a SPF teve um total de 12 horas de duração e aconteceu entre os meses de abril e maio. A Rede + Brasil, antiga Rede Siconv, surgiu em função da necessidade de capacitar os servidores dos órgãos e entidades que operam transferências de recursos da União, e foi criada pelo então Ministério do Planejamento. Um dos objetivos da Rede é promover a interação e a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes por meio da disponibilização de cursos, nas modalidades presencial e a distância, referentes aos fundamentos das Transferências de Recursos da União. "Nesse contexto, a UCS tem um papel fundamental, contribuindo efetivamente com o planejamento das ações, disponibilizando todo o ferramental necessário e equipe de apoio, que sempre está atenta a todas as necessidades para a organização e realização dos eventos", explica Leonardo Ribeiro, diretor de Captação de Recursos Federais (SPF/DCF).
Já o evento do Fiplan aconteceu no dia 7 de maio, com duração de duas horas, e teve como público-alvo os servidores das Diretorias de Finanças e das Assessorias de Planejamento e Gestão (APG) do Poder Executivo, além dos servidores da Diretorias de Finanças dos outros Poderes. O webinar contou com a participação de 218 pessoas. "A SAF, por intermédio da área de capacitação da Gerência de Normas (Genor) da Diretoria da Contabildiade Aplicada ao Setor Público (Dicop), tem um histórico de capacitação dos colaboradores do Estado com uma parceria muita ativa com a UCS. A capacitação remota vem permitindo, na medida do possível, não deixar essa ação prejudicada", explica o diretor da Dicop, Manuel Roque.
Adiantamento e ITD
Também no mês de maio ocorreram mais dois cursos pelo Teams. O primeiro foi sobre "Adiantamento", com o objetivo de habilitar os participantes para a gestão correta do processo de adiantamento de acordo os princípios legais, éticos, administrativos e orientar o servidor quanto aos procedimentos de solicitação e comprovação do Adiantamento utilizando o sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Foram 23 participantes no total e a capacitação foi ministrada por Maria de Fátima Santana (DG/Difin) e Sílvia Assis (SGF/UCS), com duração de 16 horas. O outro treinamento teve como tema o "ITD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação): atualização e novas funcionalidades no sistema SEI". Com duração de oito horas, o objetivo foi o de atualizar os servidores da Sefaz a respeito da legislação pertinente ao ITD na Bahia e sobre os procedimentos processuais relativos ao imposto em ambiente eletrônico (digital). Participaram 45 pessoas e os instrutores foram o inspetor da Infaz ITD, José Roberto Carvalho, e a auditora fiscal da Diretoria de Arrecadação (SAT/Darc), Soraya Bezerra.
"Temos conseguido manter o ritmo das capacitações mesmo com a necessidade de distanciamento social. Toda a equipe se preparou para lidar com as novas ferramentas e o resultado tem sido um ritmo intenso de trabalho. Caso qualquer unidade da Sefaz precise realizar um evento on-line, pode contar com o apoio e o suporte da UCS," assinala Otávio Souza, coordenador de Ensino Presencial (UCS/Cepre) da Universidade.
Conversa Tributária
No último mês de abril, a UCS Sefaz deu início a mais um projeto de capacitação on-line, a Conversa Tributária, que tem o objetivo de levar conhecimento técnico para os servidores da Superintendência de Administração Tributária (SAT) através de aula dialogada, com cerca de uma hora e meia de duração.
Previsto para acontecer a cada 15 dias, o projeto teve seu modelo alinhado entre a equipe da Universidade, os diretores da SAT e os gestores do Conselho de Fazenda Estadual (Consef), que sugeriram 29 temas para integrarem o calendário da iniciativa. Os quatro primeiros temas foram a Escrituração Fiscal Digital (EFD), o sistema e-Fiscalização, a Diferença de Alíquota (Difal) e a Escrituração Contábil Digital (ECD). Os quatro eventos tiveram a participação de 358 fazendários, que têm elogiado bastante a iniciativa. "Parabenizo toda a equipe que organizou esse evento. Excelentes explanação e organização", disse Ezilberto Moitinho, da Infaz Sudoeste, ao final da 3ª edição da Conversa Tributária.
Fonte: Ascom Sefaz