Notícias UCS capacita gestores para utilização do RH Bahia
A Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) - Unidade Fazenda realizará uma capacitação sobre o RH Bahia, novo sistema de gestão de recursos humanos do Estado que entrou no ar no último dia 2, substituindo o antigo. O treinamento é voltado para os gestores da Sefaz e será realizado na sede da UCS. No dia 9 (quarta-feira), das 9h às 12, serão capacitados os gestores da capital. Já no dia 23, no mesmo horário, será a vez dos gestores do interior. As inscrições para a capacitação dos gestores da capital devem ser feitas por meio do formulário disponível no link http://limesurvey.sefaz.ba.gov.br/index.php?sid=66246. Em breve serão abertas as inscrições para a equipe do interior.
A coordenadora da UCS, Nilma Reis, destaca que esta capacitação é de extrema importância, pois os gestores irão utilizar o RH Bahia para gerir as suas equipes, validando demandas como agendamento de férias e movimentações internas. “O RH Bahia proporcionará maior autonomia ao servidor no que se refere a processos de recursos humanos. Além disso, o novo sistema aumentará a responsabilidade dos chefes imediatos, que terão a tarefa de validar ou não as solicitações dos servidores”.
O diretor Geral da Sefaz, Roberto Lerner, recomenda que os gestores participem da capacitação e que os servidores, de um modo geral, acessem o hotsite hotsite do projeto – que contém todas as informações e dicas sobre o RH Bahia – para se familiarizar com o novo sistema de gestão de recursos humanos do Estado. “O processo de capacitação é essencial para o bom resultado da implantação”, ressalta.
No treinamento serão apresentados: um breve histórico do RH Bahia; os ganhos com o projeto; o novo modelo de gestão de pessoas; informações sobre prazos e rede de apoio; a mudança de cultura que terá de acompanhar o novo sistema; e o que muda no papel do gestor, como as principais tarefas e noções de utilização do portal de serviços.
RH Bahia
O RH Bahia é um sistema que visa um novo modelo de gestão de pessoas, no qual mais de 90% dos processos na área de Recursos Humanos serão automatizados. O Portal de serviços vai se transformar no principal canal de comunicação entre servidor e administração estadual.
Por meio do site, funcionários dos órgãos estaduais, empregados de empresas públicas e aposentados terão acesso a uma série de novos serviços e informações sobre itens como pagamento, benefícios, rotinas trabalhistas, de saúde e segurança do trabalho. O novo sistema também vai promover a integração de todas as etapas da vida funcional do servidor - recrutamento, seleção, desenvolvimento, movimentação e desligamento. Com isso, os trabalhadores poderão visualizar todo seu histórico por meio do Portal. Sempre que ocorrer uma alteração na sua vida funcional, o sistema informará automaticamente, por meio de mensagens disponíveis no Portal.
Os servidores irão acessar o RH Bahia por meio do Portal de Serviços www.rhbahia.ba.gov.br, um site com interface simples e amigável, para consultar o contracheque, os dados bancários, acessar informe de rendimentos, solicitar férias, remoção, alteração no plano de saúde, entre outras atividades. Além disso, estarão disponíveis informações sobre os membros da sua família que estão cadastrados como dependentes (nome, data de nascimento e vínculo familiar).
O Portal de Serviços também será utilizado pelas lideranças para a gestão de suas equipes, validando solicitações como férias e movimentações internas, e pelos profissionais das equipes de RH para a execução da maior parte dos procedimentos. Sempre que o servidor fizer uma requisição por meio do Portal de Serviços, ele será informado em relação aos trâmites e ao encaminhamento dado à sua demanda por meio do próprio sistema eletrônico, que envia estas e outras mensagens informativas e orientações para a sua página no Portal de Serviços. Por conta disso, o acesso ao site deverá fazer parte da rotina de todos os servidores.