Notícias UCS conclui capacitação do primeiro grupo de novos auditores fiscais
Com aulas remotas e presenciais mantidas sob rigoroso protocolo de prevenção à Covid-19, a Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (SGF/UCS) concluiu este mês a capacitação dos 23 novos auditores fiscais do Estado convocados a integrar as equipes de trabalho na Sefaz. Foram ministradas 442 horas de aula com conteúdo teórico dividido em cinco módulos com temas afins às áreas da secretaria onde cada auditor irá atuar.
O curso abordou conteúdos especializados em administração tributária (170 horas), administração financeira (80 horas), controle interno (104 horas), tecnologia da informação (48 horas), além de um módulo introdutório (40 horas), ministrados por 106 instrutores/palestrantes destacados para preparar o grupo a desempenhar suas funções práticas do exercício da função. Do total de instrutores, 99 foram da Sefaz e 7 eram de outros órgãos do Estado. Para o conteúdo remoto, foi montada uma estrutura em sala de aula com câmera, utilizando o Microsoft Teams.
Dos 23 novos auditores, oito já iniciaram suas atividades na Superintendência de Administração Tributária (SAT), sete na Superintendência de Administração Financeira (SAF), cinco na Diretoria de Tecnologia da Informação (SGF/DTI), dois na Auditoria Geral do Estado (AGE) e uma na Secretaria Executiva do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP). Recepcionados pelo secretário Manoel Vitório no início da capacitação, em setembro, o grupo inicia suas atividades com o domínio necessário ao desempenho das atividades do dia a dia. "Tenho certeza de que este é o melhor ambiente possível para se desenvolver e crescer profissionalmente", afirmou Vitório à época, acrescentando que espera da turma o entusiasmo necessário para aprender e assumir desafios em um momento de transformações no serviço público.
O subsecretário João Aslan também deixou uma mensagem de motivação aos novos integrantes do fisco estadual, lembrando que esta nova turma de auditores fiscais acaba sendo associada a um momento histórico na economia do país e da Bahia, com o enfrentamento da retomada pós-pandemia da Covid-19. Aslan destacou que espera dos novo auditores "inspiração, criatividade, capacidade de inovação, transpiração no sentido de esforço individual e aspiração a ascender na carreira".
Protocolo contra Covid
Para realizar a capacitação, a UCS instituiu um detalhado protocolo de segurança, considerando a diminuição da capacidade dos espaços em 50% em salas, laboratório e auditório, o espaçamento de 2 metros entre os assentos, aferição da temperatura corporal na portaria principal, a utilização de tapetes sanitizantes, obrigatoriedade de utilização de máscara em todos os espaços internos, além de manter portas dos espaços de aula sempre abertas. Também como parte das ações de prevenção contra o coronavírus, foram instalados totens e dispensers de álcool em gel a 70%, mantida rotina de higienização dos espaços duas vezes ao dia, higienização dos microfones e passador de slides feita a cada troca dos palestrantes e criação de espaço apropriado para almoço e descanso dos participantes.
O momento foi considerado desafiador diante do cenário de pandemia da Covid. "Estávamos receosos com a capacitação ser realizada na modalidade presencial, em razão do que temos vivido com a pandemia da Covid-19, mas, tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos, conseguimos tranquilizar os alunos e principalmente os instrutores, que ao conhecer o ambiente seguro, iam transmitindo essa segurança aos demais colegas", comentou o coordenador de ensino presencial da UCS, Otávio Souza.
Fonte: Ascom Sefaz