Notícias UCS escuta fazendários sobre as necessidades de capacitação
Com o objetivo de elaborar o seu programa de capacitação para 2019 com base nas principais necessidades apontadas pelos fazendários, a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) inicia nesta terça-feira (26) uma série de encontros com os servidores da Sefaz. Nesse primeiro momento, serão realizadas cinco reuniões, com os diretores, inspetores e supervisores das DATs Metro, Norte e Sul; auditores fiscais e agentes de tributos da DAT-Metro e equipes da Copec e da Infip. Em uma etapa posterior, os servidores das outras áreas da Sefaz, como SAF, DG, SGF e SPF também serão convidados a participar das atividades.
As datas dos encontros são as seguintes: 26/03 com o diretor, inspetores, e supervisores da DAT-Metro; 27/03 com os auditores fiscais da DAT-Metro, DPF e DPI; 28/03 com a equipe da Copec; 03/04 com os agentes de tributos da DAT-Metro e, encerrando essa primeira etapa, no dia 04/04 com o diretor, inspetores e supervisores das DATs Norte e Sul. As atividades irão acontecer na sede da UCS, na Rua Cristiano Buys, em Salvador.
As vagas são limitadas. Para participar dos encontros os servidores devem fazer a inscrição acessando o link constante no convite que foi enviado diretamente para o e-mail pessoal de cada um ou enviando um e-mail para coordenacaodeensinopresencial@sefaz.ba.gov.br.
De acordo com a diretora da UCS, Nilma Oliveira, o projeto de escuta das demandas de capacitação foi iniciado em 2017, com os diretores, inspetores e supervisores, e teve um resultado positivo. "Realizamos diversos cursos com base nas necessidades apontadas, como o do Sistema Integrado de Auditoria Fiscal (Siaf), que foi dividido em módulos para facilitar o aprendizado, e o retorno dos colegas foi muito bom. Para este ano, decidimos ampliar a escuta incluindo os auditores fiscais e agentes de tributos, em razão das solicitações feitas quando da pesquisa realizada pelo QVO. Assim, ouviremos uma amostra significativa da área tributária", explica Nilma.
De acordo com a diretora, "a UCS pretende viabilizar, na medida do possível, as capacitações que os servidores precisam para o desempenho do trabalho", diz.
Resultados da UCS
A Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (SGF/UCS) apresentou um crescimento de 27% das capacitações em 2018 em relação a 2017. Os números englobam os cursos realizados nas modalidades presencial e de ensino a distância (EaD) e também eventos internos e externos. Responsável por ações de capacitação dos servidores da Sefaz-Ba e também por algumas voltadas para outras unidades do Estado, no ano passado os treinamentos da UCS somaram uma carga horária total de 7.526 horas.