Notícias UCS indica curso de Introdução à Libras para os fazendários
A Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (SGF/UCS) indica para os fazendários a realização do curso on-line de Introdução à Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O treinamento tem 60 horas de duração e, a partir do momento da adesão, fica disponível por 40 dias dias. Para saber mais sobre o curso e fazer a sua inscrição clique aqui. Após a conclusão, o participante receberá um certificado.
"A UCS está sempre atenta e preocupada em promover ações de incentivo à inclusão social e realizar cursos no ambiente de educação corporativa, por isso estamos indicando esse treinamento. Ao aprender libras o servidor ganhará mais um aprendizado em sua vida e poderá se comunicar com deficientes auditivos. Quem aprende libras também consegue se articular melhor, já que para poder se comunicar vai precisar gesticular bastante as mãos e ter muita coordenação. Por isso, a agilidade com certeza é uma das maiores vantagens", destaca a diretora da UCS, Nilma Oliveira.
De acordo com a Enap, o curso foi desenvolvido com foco em servidores que integrem a Administração Pública nas esferas de governo federal, estadual e municipal e tenham interesse na comunicação com as pessoas Surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais. A coordenadora de Ensino a Distância da UCS (Ceadi/UCS), Karol Almeida destaca como aspecto positivo da disseminação da Libras a redução do audismo, que é o preconceito com as pessoas portadoras de deficiência auditiva. "Isso acontece quando há descaso ou falta de interesse em adaptar a comunicação para que ela atinja as pessoas com esse tipo de deficiência. Não valorizar a Libras e sua relevância é uma forma de endossar a cultura negativa do audismo, por isso, aprender a Língua de Sinais e fornecer outros mecanismos de inclusão é importante para erradicar esse preconceito. Consideramos esse treinamento importante também para capacitar principalmente os servidores que fazem atendimento ao público e poderão proporcionar um atendimento mais humanizado, personalizado e inclusivo", afirma.
Fonte: Ascom Sefaz