Notícias UCS lança cursos EAD para o mês de fevereiro
A Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), por meio da Coordenação de Ensino a Distância (Ceadi) e em parceria com a Universidade La Salle, disponibiliza para o mês de fevereiro mais cinco cursos na modalidade a distância. As capacitações são direcionadas aos servidores fazendários e vão atender às demandas nas áreas de administração de pessoas, gestão pública, contabilidade e gestão de projetos. São cinco os cursos disponíveis: Administração Estratégica de Pessoas e Sistema de Informação (36h), Contabilidade (80h), Gestão da Informação do Setor Público (80h), Gestão da Integração e da Qualidade de Projetos (36h), e Gestão de Projetos (36h).
Para se inscrever basta acessar o link https://moodle.sefaz.ba.gov.br e escolher o curso de preferência, realizando a auto inscrição, no período de 1 a 10 de fevereiro. De acordo com as orientações da UCS, após acessar o link, o candidato precisa preencher o formulário com o nome de usuário/login e a senha utilizados para acessar a rede da Sefaz.
Ao entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o servidor deve clicar no ícone “Página Inicial do Site”, em seguida, clicar em “Cursos disponíveis” e depois escolher o treinamento desejado. Em caso de dúvida, o fazendário pode entrar em contato com a UCS pelo e-mail coordenacaodeensinoadistancia@sefaz.ba.gov.br. A partir do momento da inscrição, o servidor já pode iniciar o curso. A UCS disponibilizou também, no Youtube, um tutorial em vídeo com explicações sobre como utilizar o AVA, e que pode ser acessado por esse endereço: https://youtu.be/nKDVldDDXd8.
Veja abaixo o conteúdo de cada curso:
Administração Estratégica de Pessoas e Sistemas de Liderança
Carga Horária: 36 horas
Conteúdo: Planejamento estratégico de negócios e modelos de estrutura organizacional. Administração de Recursos humanos como função de suporte da estratégia de longo prazo da organização. Right sizing. Políticas de Gestão de Pessoas. Modelos de sistemas de liderança. Fluxo de tomada de decisões na empresa considerando os conceitos de responsabilidade, autoridade, autonomia e consequências (accountability). Estabelecimento e desdobramento de objetivos e metas. Sistemas de comunicação de decisões e informações. Monitoramento de resultados.
Contabilidade
Carga Horária: 80 horas
Conteúdo: Apresenta a evolução histórica da Contabilidade, com ênfase às escolas contábeis; estuda a formação do patrimônio das entidades e suas variações, descrevendo a forma contábil de escrituração com a apuração do balanço patrimonial e a demonstrativo de resultado.
Gestão da Informação do Setor Público
Carga horária: 80 horas
Conteúdo: Compreende a importância da comunicação na gestão pública; estuda os canais de informação e comunicação em setores públicos distintos aplicáveis nas práticas de gestão da informação; conhece os sistemas de gestão de informações no setor público e a aplicação das tecnologias da informação, bem como seus impactos na gestão pública e na sociedade; identifica os princípios e as definições da gestão do conhecimento e aprendizado organizacional.
Gestão da Integração e da Qualidade de Projetos
Carga horária: 36 hora
Conteúdo: Gerenciamento da integração entre as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos (escopo, cronograma, custos, recursos, qualidade, comunicações, partes interessadas, riscos e aquisições) com os principais artefatos (termo de abertura, Plano de Projeto, etc.). Sistema integrado de mudanças. Planejamento da qualidade. Garantia da qualidade. Controle de qualidade. Qualidade de produto. Qualidade de projeto. Plano de gerenciamento da qualidade do projeto. Abordagens ágeis no gerenciamento da integração e da qualidade em projetos.
Gestão de Projetos
Carga horária: 36 horas
Conteúdo: Conceitos e práticas de gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute). Definição de projetos. Contexto e evolução do gerenciamento de projetos. As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBOK: iniciação, planejamento, execução e controle, e encerramento. Ciclo de vida dos projetos. Termo de abertura. Estruturas analíticas de projetos (EAP). Plano de comunicação. Plano de risco. Matriz de responsabilidade. Identificação de stakeholders. Planejamento, acompanhamento e controle do projeto. Lições aprendidas em projetos. Ferramentas computacionais para a gerência de projetos. Perfil e competências do gerente de projetos.
Fonte: Ascom