Notícias UCS realiza primeiro curso online por meio do Microsoft Teams
O treinamento, sobre Termo de Referência, foi realizado com uma turma piloto formada por alunos da própria Universidade e utilizou a ferramenta disponível dentro do pacote do Office 365.
Ferramenta cada vez mais presente no dia a dia dos fazendários para realização de reuniões por videoconferência, troca de mensagens e compartilhamento de arquivos, o Microsoft Teams foi também utilizado, pela primeira vez na Sefaz, para uma capacitação online. Promovido pela Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (SGF/UCS), o treinamento sobre Termo de Referência (TDR) foi ministrado pelo servidor Juray Castro e teve duração de 10 horas, com as aulas realizadas nos dias 25, 26 e de 29 de junho a 1º de julho. O Teams está disponível dentro do pacote do Office 365 e pode ser utilizado também em dispositivos móveis, sendo necessário para isso baixar o aplicativo na Apple Store ou no Google Play.
A diretora da UCS, Nilma Oliveira, explica que essa foi uma turma piloto, formada apenas por servidores da própria Universidade, e que, com o resultado positivo, o objetivo é realizar outras capacitações. "Estamos nos organizando para trabalhar com esse novo formato, frente à situação atual de isolamento social. O Teams oferece diversas possibilidades e com certeza é uma ótima plataforma para realização dos cursos. A temática TDR Profisco foi escolhida pois enxergamos uma oportunidade de experimentar a ferramenta e preparar a equipe UCS para o Profisco II", explica.
Para o instrutor do curso e servidor da UCS, Juray Castro, os novos desafios abrem espaço para descobertas e surpreendentes experiências. "As circunstâncias atuais mostram-se determinantes para nos levar a buscar novas funcionalidades que possam suprir as necessidades deste novo momento, já conhecido como novo normal. Dessa forma, a experiência de capacitação online mediante uso da ferramenta Microsoft Teams tornou evidente que esta modalidade veio para ficar. Entendo que, para além do aproveitamento da temática e do conteúdo, ficou como valioso aproveitamento a experiência enriquecedora de transmitir conteúdo e interagir individualmente com os participantes e eles com o instrutor, em uma dinâmica que em nada deixou a desejar em relação à experiência presencial, o que valida a proposta de trabalhar com esse novo formato, frente à situação atual de isolamento social", afirma.
Participantes aprovam
A fazendária Telma Factum, uma das alunas, classificou o curso de TDR como um evento consistente e significativo, que gerou resultados positivos. "A aula foi expositiva, porém não linear, com engajamento e relevância, pois o instrutor, Juray Castro, utilizou cenários referentes às situações reais na abordagem dos conteúdos, evidenciando a aplicabilidade prática. Além de outras possibilidades, o Microsoft Teams contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que permitiu o compartilhamento de documentos gerados em outros aplicativos como PowerPoint, Word e Excel, trabalhados durante o curso". A servidora elogiou também a ideia do treinamento contar com um moderador que, segundo ela, fez a verdadeira curadoria das perguntas construídas pelos alunos. "Ressalto que planejar um curso online é bem diferente de planejar um curso online atrativo e relevante", conclui.
O coordenador de Desempenho e Carreira da UCS (Codec/UCS), Luís Roberto Gouvêa, também aluno do curso, acredita que, diante da ótima experiência alcançada com a participação na capacitação de TDR via Microsoft Teams, é fácil vislumbrar que o treinamento a distância é uma tendência natural, em que as organizações podem economizar nos custos de preparação de local e deslocamentos de funcionários, além de permitir horários mais flexíveis, uma maior agilidade no processo de ensino e, consequentemente, propiciar um enorme ganho de produtividade no processo como um todo. "As videoconferências vieram para ficar, sendo excelente solução para tornar o treinamento corporativo mais acessível para todos os perfis de uma organização", assinala.
Uso do Teams na Sefaz
De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), o uso do Teams vem crescendo na Sefaz. Antes das medidas de isolamento, cerca 800 mensagens de chat eram trocadas diariamente via MS Teams. Hoje, são em torno de 12 mil mensagens por dia, com picos de até 16 mil. As reuniões por videoconferência também eram ocasionais, no máximo 12 em um mês. Atualmente, os fazendários realizam entre 80 e 100 reuniões virtuais diariamente. Somente em maio, foram realizadas mais de 1500 reuniões "virtuais".
Em casos de dúvidas sobre a utilização da ferramenta, o usuário pode entrar em contato com a Gerência de Serviços de Tecnologia da Informação (Gseti) pelo telefone 71 3115-2434 ou pelo e-mail helpdesk@sefaz.ba.gov.br. Para utilizar o Teams no celular ou tablet, o servidor deve inserir os mesmos usuário e senha normalmente colocados para acessar o e-mail corporativo. O aplicativo sincroniza a agenda de reuniões e nele é possível também criar novos eventos e convidar participantes.
Fonte: Ascom Sefaz