Notícias UCS realiza primeiro treinamento sobre o SEI Bahia pelo Teams
O primeiro treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia) via Microsoft Teams foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro pela Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS). Com carga horária de seis horas, o curso online teve como público-alvo os servidores das Coordenações de Crédito e Cobrança das Regiões Norte e Sul (Ccred Norte e Ccred Sul). No total, participaram da capacitação, ministrada por Sílvia Assis Silva e mediada por Otávio Mota de Souza, 14 fazendários. O SEI-Bahia é a ferramenta oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Governo do Estado.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a UCS Sefaz vem buscando adaptar algumas de suas capacitações para essa nova realidade de distanciamento social e a ferramenta mais utilizada para isso é o Teams. Já foram realizados dois webinar, um da Auditoria Geral do Estado (AGE) sobre “Risco de Integridade no Setor Público”, e outro da própria UCS, com o tema "Fechamento de Ciclos", além de treinamentos sobre Conciliação Bancária no Fiplan e sobre Termo de Referência. "Estamos cada vez mais preparados para trabalhar com esse novo formato, frente à situação atual de isolamento social. O Teams oferece diversas possibilidades e com certeza é uma ótima plataforma para realização das capacitações," explica a diretora da Universidade, Nilma Oliveira.
Para ajudar a reforçar o aprendizado sobre o SEI Bahia, a equipe da UCS recomendou aos participantes do curso pelo Teams que também fizessem o módulo preparatório sobre o Sistema disponibilizado pela Universidade na modalidade EAD, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). "O treinamento do SEI no Teams não é tão dinâmico quanto no presencial, pois a operacionalização do sistema pelos participantes não é possível, a aula acaba sendo mais teórica. Entretanto, aqueles que já usam o sistema em seus processos de rotina, questionam, perguntam e tiram suas dúvidas, o que enriquece o processo de aprendizagem", destaca a servidora da UCS e instrutora do curso, Sílvia Assis Silva.
Um dos participantes do curso, o coordenador de Crédito e Cobrança da Região Norte (Ccred Norte), Luiz Augusto Carneiro, ressalta que o novo é sempre desafiador e que, por esse motivo, solicitaram a realização do treinamento sobre o SEI. "Por questões sanitárias, o uso de ferramentas como o Teams deve ser incentivado e ampliado, mesmo com dificuldades momentâneas que enfrentamos como o atraso da voz. Parabenizo a UCS, na pessoa da competente instrutora, Sílvia Assis, pelo treinamento", afirma.
SEI Bahia
Cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI começou a ser implantado no governo baiano em março de 2017. Desde então, já foram gerados mais de 20,8 milhões de documentos por meio do sistema informatizado. Graças à iniciativa, coordenada pela Secretaria da Administração (Saeb), o Estado já deixou de consumir mais de 264 milhões de folhas de papel, o que gerou a preservação de mais de 13 mil árvores. Já a Sefaz contabiliza 36 tipos de processos específicos tramitando exclusivamente em meio eletrônico no SEI Bahia, e a expectativa é de que até março do próximo ano pelo menos outros 20 novos tipos de processos da Secretaria sejam implantados.
*Com informações da Ascom/Saeb
Fonte: Ascom Sefaz