Notícias Webinar da SAF sobre o Encerramento do Exercício 2020 reúne 460 pessoas
Realizada pela primeira vez por meio de webinar, com um público de mais de 460 pessoas, a reunião de Encerramento do Exercício Financeiro do Estado de 2020 aconteceu nesta quinta (19) via Microsoft Teams. O evento foi organizado pela Superintendência de Administração Financeira (SAF), por meio da Diretoria de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Dicop), com a parceria da Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (SGF/UCS).
O diretor do Tesouro da Sefaz, Murilo Costa, representando o superintendente da SAF, Antônio Humberto Novais, abriu a reunião falando sobre aspectos gerais em relação às finanças do Estado, principalmente neste ano de pandemia, e as preocupações para o cenário em 2021. Na sequência, o diretor da Dicop, Manuel Roque, destacou alguns aspectos contábeis referentes ao encerramento do exercício e alertou sobre questões às quais as unidades precisam estar atentas.
A primeira palestra do webinar foi do diretor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Robson Carvalho, que explicou detalhes sobre os relatórios do sistema RH Bahia e os procedimentos relativos à folha de pagamento no encerramento.
Em seguida, João Brandão, da Gerência de Orientação e Acompanhamento (Gecor), apresentou pontos relevantes dos relatórios para apuração de pendências (FIP 31 e 31A), que algumas unidades utilizam como ferramenta importante na apuração dados que precisam ser saneados antes do fechamento do sistema contábil.
Já a gerente de Análises e Operações Contábeis (Gerac), Lidiane Xavier, falou sobre as datas-limites para o encerramento do exercício, e o coordenador geral de Planejamento e Acompanhamento Financeiro da Sefaz (Copaf), Ilan Nogueira, abordou aspectos relativos a concessão e outros temas correlatos.
A última apresentação do evento foi da coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos da Área Financeira (Cosif), Elvira Cerdeira, que falou sobre melhorias nos relatórios para encerramento, conciliação bancária, atualizações da nova versão do Fiplan e alterações da LIB (Liberação para Pagamento do Fiplan), que serão realizadas para facilitar o cumprimento da ordem cronológica dos processos de pagamento. Ela destacou também as alterações nas funcionalidades do Fiplan no Termo Aditivo (TAD) e na Apostila (APT), que serão integradas com o sistema Simpas da Saeb.
Grande participação
O diretor do Tesouro da Sefaz, Murilo Costa, ressaltou que o evento foi muito bem sucedido e inovador. "Por ser remoto, permitiu uma grande participação de servidores de toda a administração estadual, inclusive do interior".
Para o diretor da Dicop, Manuel Roque, as expectativas foram atendidas com o modelo virtual. "Tivemos um pico de mais de 460 pessoas assistindo. Ficamos muito felizes com isso. No evento físico, tínhamos uma limitação de público por conta do espaço do auditório. Conseguimos tirar dúvida de muitas pessoas".
Fonte: Ascom Sefaz