Todos os 168 fazendários que atuam em unidades de atendimento ao cidadão na capital e no interior participam, nos meses de agosto e setembro, de programa de capacitação voltado para valorizar os pontos fortes da área e trabalhar as oportunidades de melhoria. São, no total, dez turmas formadas por agentes de tributos, técnicos administrativos e funcionários que atuam diretamente no atendimento ao público nos postos do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) ou em pontos de atendimento. O treinamento tem duração de 16 horas.

Toda a equipe é vinculada à Diretoria de Atendimento (Dirat), da Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF). Das dez turmas, quatro são formadas por fazendários da Coordenação de Atendimento em Postos da Região Metropolitana (Corap Metro), três da Corap Norte e três da Corap Sul. A capacitação é feita com recursos do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Bahia (Profisco), e conta com o apoio logístico da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS).

“A melhoria da qualidade do atendimento é um dos objetivos globais da Secretaria da Fazenda e esse treinamento, sem dúvida, irá contribuir para que possamos atender a esse propósito”, explica o superintendente da SGF, Félix Mascarenhas.


300 mil atendimentos em 2017

A Secretaria conta com 22 unidades de atendimento presencial na Rede SAC na capital e no interior, e mais 11 pontos de atendimento, dos quais oito em inspetorias fazendárias e três em cidades que não contam com inspetoria: Santa Maria da Vitória, Itamaraju e Luis Eduardo Magalhães.

No primeiro semestre de 2017, as unidades da Sefaz prestaram presencialmente mais de 300 mil atendimentos. Nessas unidades, a Sefaz oferece mais de 40 serviços, incluindo emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e da Nota Fiscal Avulsa, parcelamentos e consultas diversas.

De acordo com a diretora de Atendimento da Sefaz, Ângela Durr, “com o treinamento, buscamos ressignificar comportamentos, fortalecer habilidades e estimular o desenvolvimento de novas atitudes que tornarão o atendimento ainda melhor para quem trabalha e para quem usufrui”. A Dirat é composta por duas gerências: a de Atendimento a Distância (Gerad), que tem à frente a servidora Mônica Calixto, e a de Atendimento Presencial (Gerap), coordenada por Jeísa Rocha e à qual estão vinculadas as Coordenações de Atendimento (Coraps).


Fonte: Ascom Sefaz