Com a oferta do curso sobre o Antecipa, a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) iniciou as suas ações de capacitação na modalidade ensino presencial em 2017. A atividade foi realizada nos dias 02 e 03 de março, no prédio da UCS, na Barros Reis, e teve como público-alvo os servidores do Grupo Fisco lotados na Diretoria de Administração Tributária da Região Metropolitana (DAT-Metro).

O Antecipa moderniza os processos do fisco relativos à antecipação parcial e total do ICMS. Trata-se de um módulo corporativo do PPF - Painel de Planejamento da Fiscalização, sistema eletrônico criado no âmbito do programa Sefaz On-line para aumentar a eficiência do planejamento da fiscalização.

Segundo o auditor fiscal e instrutor do curso, Douglas Alencar, “o Antecipa inaugura na Sefaz uma nova metodologia para a fiscalização de tributos com a aplicação dos roteiros de Antecipação Parcial e Antecipação Total do ICMS”. Ainda sobre a metodologia proposta, ele explica que esta poderá sofrer atualizações, buscando constante aperfeiçoamento do sistema. Para isso, a Diretoria de Planejamento da Fiscalização (SAT/DPF) tem contado com a colaboração dos auditores fiscais e agentes de tributos em exercício nas funções de fiscalização.

Jutaí Costa, também instrutor da capacitação sobre o Antecipa, explica que a ferramenta traz mudanças importantes na relação com o contribuinte e seus representantes e na forma de atuação do fisco e, mesmo com pouco tempo de funcionamento, já apresenta bons resultados. “Esse programa de capacitação é muito importante para que os fazendários conheçam melhor o Antecipa e vejam a sua importância para a organização. Temos certeza de que em breve todos compreenderão o modelo proposto e estarão imbuídos do objetivo de alcançarmos os melhores resultados”.

De acordo com a diretora da UCS, Nilma Oliveira, está prevista a formação de mais grupos para participação no curso do PPF/Antecipa. “Iniciamos de forma positiva o cronograma de capacitação presencial para ano de 2017 e pretendemos criar novas turmas para as diretorias Norte e Sul. Além disso, em parceria com a DPF, faremos diversas ações voltadas para o Antecipa”, explica Nilma. Uma atividade já implementada, destaca a diretora, é a criação da Comunidade de Prática sobre o PPF/Antecipa, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Sefaz, para criar oportunidades de discussão sobre o assunto no Grupo Fisco.

Fonte: Ascom Sefaz