Curso sobre NFC-e é destaque na programação de EaD da UCS

A Universidade Corporativa do Serviço Público (SGF/UCS) abriu nesta segunda-feira (19) inscrições para nove cursos na modalidade a distância, que serão realizados entre fevereiro e março. Para participar, o servidor deve preencher, até sexta-feira (23), o formulário disponível aqui. O destaque é o novo curso sobre a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), elaborado pelo auditor fiscal Luiz Gonzaga (Geafi), que será exclusivo para o grupo fisco da Sefaz.

O objetivo do curso sobre a NFC-e é possibilitar que ao final os fazendários possam reconhecer uma Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, analisando suas principais características e avaliando os dados nela existentes para os procedimentos necessários à fiscalização. “Em breve a NFC-e será o documento fiscal utilizado pela maioria dos estabelecimentos varejistas. Este treinamento será portanto de grande importância para os fiscais que atuarão neste segmento. Propiciará um conhecimento básico sobre este documento eletrônico para que possa melhor desenvolver as tarefas de fiscalização”, assinala.

EAD na Sefaz

Segundo a diretora da UCS, Nilma Oliveira, a Universidade pretende, para este ano de 2018, investir na Educação a Distância, oferecendo cursos relacionados diretamente ao processo de trabalho das diversas unidades da Sefaz. "Quando visitamos diversas unidades da área tributária para ouvir as necessidades de capacitação, o SPED foi umas das demandas mais recorrentes, por essa razão, estamos dando prioridade a essa temática, visando atender as solicitações dos servidores", explica.

O servidor poderá ter acesso aos cursos por meio da caixa que aparece na margem direita superior do site http://moodle.sefaz.ba.gov.br, utilizando o mesmo login e senha de acesso à rede da Sefaz. Em caso de dúvida, o fazendário pode entrar em contato com a Coordenação de Ensino a Distância (UCS/Ceadi) pelo telefone 71 3116-4563.

Lei de Responsabilidade Fiscal
Objetivo: Levar o participante a compreender os objetivos, conceitos, princípios e as diretrizes gerais que compõem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Período: 26/02 a 23/03
Carga horária: 24h
Nº de vagas: 30

Gestão Estratégica de Pessoas
Objetivo: Analisar a influência da gestão estratégica de pessoas no processo de estruturação interna da organização, com foco na valorização e desenvolvimento dos colaboradores como forma de garantir a motivação e o comprometimento para o alcance dos resultados almejados.
Período: 26/02 a 27/04/2018
Carga horária: 60h
Nº de vagas: 30

Orçamento Público - Elaboração e Execução
Objetivo: Oferecer as ferramentas conceituais e legais para que os profissionais públicos possam ampliar seus conhecimentos e utilizar com maior eficiência e eficácia os recursos públicos.
Período: 26/02 a 30/03
Carga horária: 30h
Nº de vagas: 30

Excel 2010 - Básico
Objetivo: Familiarizar os servidores acerca do uso do MS Excel 2010, dotando-os das competências necessárias para a construção de suas próprias planilhas.
Período: 26/02 a 30/03
Carga horária: 30h
Nº de vagas: 30

Excel 2010 - Intermediário/Avançado
Objetivo: Aperfeiçoar os servidores acerca do uso dos recursos intermediários do MS Excel 2010, dotando-os das competências necessárias para a construção de planilhas mais consistentes. Ao final do curso os alunos devem estar aptos a trabalhar com: recursos essenciais do Excel; banco de dados no Excel; funções lógicas; funções estatísticas e matemáticas; funções de procura; recursos referentes a dados e funções de data e hora; análise de dados no Excel 2010; e teste de hipóteses.
Período: 26/02 a 23/03
Carga horária: 20h
Nº de vagas: 30

Português - Produção de Textos
Objetivo: Neste curso, serão apresentados os elementos que constituem um texto, as qualidades essenciais para um bom texto, sua classificação, problemas de construção e erros mais comuns, além das etapas e do processo de construção de textos argumentativos.
Período: 26/02 a 30/03
Carga horária: 30h
Nº de vagas: 30

Português - Textos Oficiais e Jurídicos
Objetivo: Neste curso, serão apresentadas as qualidades essenciais que devem ser levadas em consideração na produção de documentos oficiais como a correta forma de tratamento, as regras de abreviatura e o uso de siglas.
Período: 26/02 a 30/03
Carga horária: 30h
Nº de vagas: 30

Introdução ao Estágio
Objetivo: Capacitar os estagiários recém-contratados para melhor desempenho das suas atividades e inserção no mercado de trabalho.
Período: 26/02 a 23/03
Carga horária: 20h
Nº de vagas: 30

NFC-e - NOVO
Objetivo: Reconhecer uma Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica analisando suas principais características e avaliando os dados nela existentes para os procedimentos necessários à fiscalização.
Público-alvo: Servidores do Fisco
Período: 26/02 a 30/03
Carga horária: 30h
Nº de vagas: 30