A nova grade de capacitação que atende às principais necessidades apontadas pelos fazendários após visitas realizadas pela Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) às unidades da Sefaz foi apresentada pela diretora Nilma Oliveira durante a Reunião de Metas do 2º quadrimestre de 2017. As visitas da equipe da UCS aos setores da Secretaria, na capital e no interior, foram realizadas durante os meses de maio e junho.

Nesse primeiro momento, de acordo com a diretora da UCS, foram realizados cinco encontros com os fazendários das inspetorias das DATs Metro e Norte, incluindo IFMTs, Copec, Consef e DPF/Getra. Entre as diversas capacitações demandadas pelas áreas, foram identificados temas de relevância para realização das atividades. O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e a atualização da legislação tributária foram os mais solicitados. Em agosto, a UCS iniciou cursos sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Java – este solicitado pelos fazendários das Inspetorias de Fiscalização de Grandes Empresas (Ifeps)-, e Excel 2010, também muito demandado pelo grupo fisco, como forma de embasar a utilização de diversos sistemas da fiscalização. Os demais módulos componentes do SPED serão oferecidos nos meses subsequentes, até o final de 2017.

Em setembro, a Universidade fará a capacitação sobre o Sistema Integrado de Auditoria Fiscal (Siaf). O treinamento será dividido de forma modular em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado. Ao acessar o endereço http://limesurvey.sefaz.ba.gov.br/index.php?sid=26267, até 1º de setembro, os participantes interessados no curso deverão indicar em qual módulo do Siaf desejam iniciar a capacitação.