A Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) está capacitando a equipe da Coordenação de Processos (Cproc) da Diretoria de Administração Tributária da Região Metropolitana (DAT-Metro) com o objetivo de aprimorar a análise e resolução dos processos, tornando o atendimento da unidade mais rápido e objetivo. As capacitações, iniciadas em março, ocorrem na sede da UCS, na Barros Reis, até o final deste mês.

Totalizando 32 horas de treinamento na modalidade presencial, a capacitação contempla temas de conhecimentos relativos ao IPVA, Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), benefícios fiscais (Desenvolve/Probahia), diferimento, cadastro, Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e instituto legal do diferimento. Os conteúdos são ministrados pelos servidores e instrutores internos da Sefaz, Aline Lessa (Darc/GIPVA), César Furquim (DPF/Geafi), Paulo Medrado (DPF/Geafi), Ivo Colantoni (DPF/Geafi), José Alberto Sampaio (DPF/Geinc), Luis Tavares (Darc/Geief), Ruy Sérgio Dantas (Darc/Geief), José Jorge de Carvalho (DPF/Geafi) e Rogério Luis Nunes (Ditri/Gecot).

De acordo com o coordenador da Cproc/DAT-Metro, Osvaldo Azevedo Filho, o curso é fundamental para garantir a eficiência dos serviços no setor. “Desde que assumi a Coordenação de Processos, em novembro de 2016, tenho percebido a necessidade de montar uma grade de treinamento para servidores do Grupo Fisco da nossa unidade”, assinala.

A Cproc é responsável pela apreciação de todos os processos não contenciosos no âmbito da DAT-Metro. “A todo o momento nos debatemos com questões ligadas ao IPVA, benefícios fiscais, diferimento, Nota Fiscal Eletrônica e outros sistemas da Sefaz, por isso a capacitação é tão importante”, acrescenta Osvaldo.

A diretora da UCS, Nilma Oliveira, explica que a Universidade, assim que foi procurada pelo coordenador Osvaldo Filho a respeito da necessidade de capacitação para sua equipe, montou uma grade de forma a atender ao pleito. “Oferecemos as capacitações de acordo com o nosso planejamento, mas é importante que as áreas tragam as suas demandas para que tenhamos uma oferta alinhada com a necessidade do cliente. Estamos aqui para prestar serviço e atender a todo o corpo funcional da Sefaz”, afirma.

Fonte: Ascom Sefaz