Com o objetivo de elaborar o seu programa de capacitação com base nas principais necessidades apontadas pelos fazendários, a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) realizou, nos meses de maio e junho, visitas às unidades da Sefaz na capital e no interior. Nesse primeiro momento, foram realizados cinco encontros, com os fazendários das inspetorias das DAT-Metro e Norte (Diretorias de Administração Tributária das Regiões Metropolitana e Norte), incluindo as IFMTs (Inspetorias de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito), Copec (Coordenação de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis), Consef (Conselho de Fazenda Estadual) e DPF/Getra (Gerência de Mercadorias em Trânsito).

De acordo com a diretora da UCS, Nilma Oliveira, essas visitas fazem parte da estratégia da UCS de ouvir o cliente. “Após esses primeiros encontros, fechamos o planejamento da Universidade para o segundo semestre de 2017. O objetivo agora é viabilizar a realização dos treinamentos solicitados. Continuaremos com as visitas às unidades que ainda não foram contempladas para inclusão das demandas na grade de 2018. A impressão até agora é bastante positiva, com os colegas participando e dando diversas sugestões. Importante também observar que vários temas levantados já são trabalhados pela UCS”, disse.

Resultados da UCS

No primeiro semestre desse ano, 1.330 pessoas participaram dos cursos realizados pela UCS na área de capacitação interna. Em eventos externos, foram 67 concluintes. Na modalidade de ensino a distância, mais 392 pessoas foram capacitadas. Entre as metas da Universidade para 2017 e 2018, de acordo com a diretora, estão a manutenção da participação de servidores em eventos externos, o treinamento de lideranças da Sefaz, a disponibilização de novos títulos de conteúdos EAD, a implantação da Gestão do Conhecimento e o desenvolvimento e implantação do Sistema de Educação Corporativa (SIEC).