UCS abre inscrições para debate técnico sobre o Sped na DAT-Metro

No próximo dia 9 de maio a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), em parceria com a Diretoria de Planejamento da Fiscalização (SAT/DPF), realizará um debate técnico sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O encontro será realizado no auditório da Diretoria de Administração Tributária da Região Metropolitana (DAT-Metro), das 8h30 às 17h30, e tem como público alvo os auditores da área de fiscalização de estabelecimentos da DAT-Metro. Serão realizados eventos nesse mesmo formato para as equipes das Diretorias Norte e Sul.

Para participar, os auditores fiscais da DAT-Metro devem responder o formulário disponível aqui. São 150 vagas no total que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. O encontro é parte integrante da programação de capacitação de 2018 da UCS para a área tributária.

O debate será em formato de roda de conversa e tem o objetivo esclarecer questões relativas aos módulos do SPED, que são: a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Escrituração Fiscal Digital (EFD), a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), a Escrituração Contábil Digital (ECD) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) (MDF-e).

“A nova realidade trazida pelo Sped possibilitou o desenvolvimento do programa Sefaz On-line, que está modernizando todos os processos da administração tributária no Estado da Bahia. Portanto, considero muito importante a participação dos colegas nesse debate pois será uma excelente oportunidade para trocar ideias, tirar dúvidas e se atualizar sobre os projetos”, explica o superintendente de Administração Tributária, José Luiz Souza.

Os palestrantes são auditores fiscais da DPF que trabalham diretamente com os temas e farão uma abordagem dos aspectos mais relevantes de cada módulo do Sped. Também estarão presentes representantes do Conselho de Fazenda Estadual (Consef) e das Diretorias de Tributação (SAT/Ditri) e de Arrecadação, Crédito Tributário e Controle (SAT/Darc).

A diretora da UCS, Nilma Oliveira, explica que após a realização, no ano passado, de visitas às unidades para levantar as demandas de capacitação, o Sped foi um dos temas mais citados. “Os servidores ouvidos apontaram a necessidade de esclarecimentos de dúvidas relativas ao Sped, em todos os seus módulos. Atendendo essa solicitação, realizaremos o Debate Técnico Sped, um ótimo momento para os fazendários esclarecerem dúvidas e trocarem experiências com os colegas. Os convites já foram encaminhados através de e-mail e recomendamos que todos façam logo as suas inscrições garantindo a participação”, assinala.