A Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS) inicia nesta segunda-feira (19) as inscrições para a grade de capacitação que será ofertada aos fazendários no mês de julho. Serão 11 cursos na modalidade a distância (EAD), transmitidos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A grade de capacitação da UCS segue linha de atuação voltada para atender as atribuições dos fazendários nas mais diversas áreas da Sefaz, agilizando os trabalhos e facilitando a interface dos setores da Secretaria da Fazenda com seu cliente principal, o contribuinte.

Na grade de julho, serão ministrados cursos sobre Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Teoria da Administração, Gestão Estratégica de Pessoas, Gerência de Projetos, Orçamento Público, Língua Portuguesa, Excel 2010 Básico, Contabilidade Geral e uso seguro de ferramentas tecnológicas, a exemplo do correio eletrônico, navegação de página em seu ofício, além da utilização de forma correta e segura de informações no trabalho e redes sociais. Para efetuar a sua inscrição, clique aqui.

O servidor poderá ter acesso às aulas através da caixa que aparece na margem direita superior do site http://moodle.sefaz.ba.gov.br, utilizando o mesmo login e senha de acesso à rede. Em caso de dúvida, o fazendário pode entrar em contato com a Coordenação de Ensino a Distância da UCS (Ceadi) pelo telefone 71 3116-4563.

Lei de Responsabilidade Fiscal
Carga Horária: 24 horas
Período: 03/07 a 04/08
Objetivo: Levar o participante a compreender os objetivos, conceitos, princípios e as diretrizes gerais que compõem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Introdução a Teoria da Administração
Período: 03/07 a 11/08
Objetivo: Capacitar o aluno a reconhecer as diversas abordagens da Administração e suas perspectivas a partir do estudo de conceitos e fundamentos básicos das diferentes correntes administrativas.

Gestão Estratégica de Pessoas
Carga Horária: 60 horas
Período: 03/07 a 22/09
Objetivo: O objetivo principal deste curso é analisar a influência da gestão estratégica de pessoas, no processo de estruturação interna da organização, com foco na valorização e desenvolvimento dos colaboradores como forma de garantir a motivação e o comprometimento para o alcance dos resultados almejados.

Introdução a Gerência de Projetos
Carga Horária: 12 horas
Período: 03/07 a 19/07
Objetivo: Apresentar os conceitos básicos de gerência de projetos, definir terminologias usadas nas atividades de gerência de projetos, equalizar conceitos e definições na empresa e preparar as pessoas para se aprofundarem posteriormente no tema.

Orçamento Público – Elaboração e Execução
Período: 03/07 a 11/08
Objetivo: O presente curso pretende oferecer as ferramentas conceituais e legais para que os profissionais públicos possam ampliar seus conhecimentos e utilizar com maior eficiência e eficácia os recursos públicos.

Excel 2010 – Básico
Período: 03/07 a 11/08
Objetivo: Familiarizar os servidores acerca do uso do MS Excel 2010, dotando-os das competências necessárias para a construção de suas próprias planilhas.

Comunicação Segura no Trabalho e nas Redes Sociais
Carga Horária: 20 horas
Período: 03/07 a 28/07
Objetivo: O presente curso pretende orientar o aluno nos aspectos legais, técnicos e comportamentais do uso seguro das ferramentas de correio eletrônico, navegação de página em seu ofício e utilizar de forma correta e segura informações no trabalho e redes sociais.

Português – Aspectos Gramaticais – Módulo I
Período: 03/07 a 11/08
Objetivo: Neste curso, serão apresentados os aspectos gramaticais, por exemplo: frase, oração e período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Esses itens são importantes para compreendermos de que forma as orações se organizam.

Português – Produção de Textos – Módulo II
Período: 03/07 a 11/08
Objetivo: Neste curso, serão apresentados os elementos que constituem um texto, as qualidades essenciais para um bom texto, sua classificação, problemas de construção e erros mais comuns, além das etapas e do processo de construção de textos argumentativos.

Português – Textos Oficiais e Jurídicos – Módulo III
Carga Horária: 30 horas Período: 03/07 a 11/08
Objetivo: Neste curso, serão apresentadas as qualidades essenciais que devem ser levadas em consideração na produção de documentos oficiais como a correta forma de tratamento, as regras de abreviatura e o uso de siglas.

Contabilidade Geral
Carga Horária: 60 horas
Período: 03/07 a 22/09
Objetivo: Aprimorar os conhecimentos sobre as informações contábeis, os conceitos básicos necessários a compreensão da área contábil mediante o estudo das Demonstrações Contábeis, demonstrando que a contabilidade é um importante instrumento para a administração.