Estão abertas até a próxima sexta-feira (05) as inscrições para quatro cursos a distância oferecidos em maio pela Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS). Os cursos do mês são: Comunicação segura no trabalho e nas redes sociais; Excel 2010 – Intermediário/Avançado; Português: Elaboração de textos oficiais e jurídicos – Módulo II e Português: Elaboração de textos oficiais e jurídicos – Módulo III. Ao todo, serão 30 vagas por curso, e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A principal novidade é o lançamento do terceiro módulo do curso de português voltado para elaboração de textos oficiais e jurídicos, disponibilizado pela Sefaz de São Paulo. A capacitação tem 30 horas de duração e será oferecida de 08 de maio a 14 de junho. De acordo com a UCS, este treinamento enfatiza o adequado uso dos recursos estilísticos e as regras para uso das siglas, abreviaturas, dos símbolos e citações legais para a produção de documentos oficiais.

O primeiro módulo, realizado para cinco turmas em outubro do ano passado e para uma turma em 2017, abordou os aspectos gramaticais da língua e as alterações com a nova regra ortográfica. Já o módulo II, com o foco em regras para produção de textos e etapas de construção de textos argumentativos, lançado em março deste ano, está com a sua primeira turma em fase de conclusão.

Segundo a coordenadora de Ensino a Distância (Ceadi) da UCS, Luciana Barone, os três módulos funcionam de forma independente. No entanto, aconselha Luciana, para um melhor aproveitamento, é recomendado que os servidores participem das três etapas, para que tenham um aprendizado mais sólido.

Comunicação segura e Excel

Outro curso com inscrições abertas é o de Comunicação segura no trabalho e nas redes sociais, também com 30 vagas, 20 horas de duração e oferecido no período de 08 de maio a 02 de junho. O objetivo é capacitar o aluno nos aspectos legais, técnicos e comportamentais do uso seguro das ferramentas de correio eletrônico, navegação de página em seu ofício e utilização correta e segura das informações no trabalho e nas redes sociais.

Dando continuidade ao curso de Excel, o módulo de Excel 2010 – Intermediário/Avançado visa aperfeiçoar os servidores acerca do uso dos recursos intermediários do MS Excel 2010, tornando-os aptos a trabalhar com banco de dados; funções lógicas, estatísticas e matemáticas, funções de procura; recursos referentes a dados e funções de data e hora; análise de dados no Excel 2010 e teste de hipóteses. A capacitação tem 30 vagas e ocorrerá no período de 08 de maio a 14 de junho.

A diretora da UCS, Nilma Oliveira, explica que os cursos têm sido bem avaliados pelos participantes. “Gradativamente, a modalidade EAD se consolida na Sefaz, contando, em muitos treinamentos, com conteúdos construídos por servidores que atuam como instrutores internos”, afirma.

Fonte: Ascom Sefaz