Neste mês de março, a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), em parceria com a Auditoria Geral do Estado (AGE), dará continuidade ao Programa de Formação de Coordenadores de Controle Interno, iniciado em 2015. Foram formadas duas turmas para aulas de capacitação em Excel, nas modalidades Básica/Intermediária, de 13 a 17/03, e Avançada, de 27 a 31/03. O curso têm como público-alvo servidores que atuam nas Coordenações de Controle Interno (CCI) dos órgãos da Administração Direta e nas Unidades Equivalentes dos órgãos, da Administração Indireta. As aulas acontecem na sede da Universidade, localizada na Barros Reis.

As CCIs foram criadas nas estruturas das secretarias estaduais a partir da reforma administrativa promovida pelo governador Rui Costa, por intermédio da lei estadual nº 13.204, de 13 de dezembro de 2014. A AGE, de acordo com a lei, é responsável por orientar e supervisionar tecnicamente o trabalho das CCIs, que têm como atribuição fazer o acompanhamento, controle e fiscalização da execução orçamentária, financeira e patrimonial no âmbito setorial, em estreita articulação com o órgão estadual de controle interno. As unidades de controle interno que já existiam nos órgãos da administração indireta do Estado também passaram a ser tecnicamente vinculadas a AGE, e com isso também recebem o mesmo tratamento dispensado às Coordenações.

De acordo com a UCS, o Programa tem por objetivo potencializar competências que contribuam para o fortalecimento do sistema de controle interno do poder executivo estadual, viabilizando o exercício de ações uniformes, em consonância com as orientações técnicas da AGE. “Nesta capacitação, totalmente customizada para as CCIs, os participantes estarão aptos a operar os recursos técnicos da planilha eletrônica do Excel, dotando-os das competências necessárias para a construção de suas próprias planilhas e aplicação do conhecimento adquirido na solução de problemas relacionados à sua área de atuação”, explica a instrutora da UCS/Sefaz, Telma Factum.

A instrutora utiliza os princípios construtivista e sócio-interacionista de aprendizagem, combinando o fazer e a reflexão na produção do conhecimento. “Além do conteúdo em base teórica, o participante terá ao seu dispor uma série de planilhas, possibilitando, assim, que cada um desenvolva os exercícios propostos de acordo com seu estágio de aprendizagem”, detalha Telma.

Capacitação para as CCIs

As duas primeiras turmas do Programa de Formação de Coordenadores de Controle Interno foram iniciadas em agosto de 2015 e finalizadas em julho de 2016, com uma carga horária total de 180 horas. Ainda em julho de 2016 teve início a terceira turma do Programa, com 40 participantes inscritos, sendo realizados até o mês de novembro 14 eventos, entre cursos e oficinas.

A diretora da UCS/Sefaz, Nilma Oliveira, acrescenta que em abril mais uma turma de Excel Básico/ intermediário será oferecida e ressalta que as avaliações positivas dos participantes demonstram que o programa está muito bem contextualizado para as necessidades de aprimoramento da equipe das Coordenações de Controle Interno.

Fonte: Ascom Sefaz