
Bem-vindo ao Balcão Virtual da SEFAZ.
Neste canal você terá um atendimento remoto e imediato por meio de videoconferência. É simples, fácil e rápido.
A seguir acompanhe as instruções para acessar ao serviço e o horário de atendimento.
Como acessar o Balcão Virtual
- Se estiver usando CELULAR ou tablet, é preciso baixar gratuitamente o Microsoft Teams;
- Se estiver utilizando um computador, não é necessário instalar o aplicativo, basta escolher a opção "Continuar neste navegador". Navegadores compatíveis: Microsoft Edge e Chrome.
- Clique no link do serviço desejado abaixo;
- Aguarde na sala de espera o servidor autorizar sua entrada na sala de atendimento virtual;
- Quando o atendimento for iniciado, mantenha a câmera ligada. Para processos em segredo de Justiça, será exigida a exibição de documento original com foto;
- Ao término, saia da sala virtual e avalie nosso atendimento.
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30 (exceto feriados).
Escolha o serviço desejado
Orientações para emitir a Nota Fiscal Avulsa
Para Pessoa Física, Produtor Rural, MEI e Não Contribuinte de ICMS emitir Nota Fiscal Avulsa.
Clique aquiDebitos de IPVA
Para obter informação sobre Exercícios Notificados, Registro Serasa, Protesto e Carta de Anuência.
Clique aquiCadastro de Contribuinte de ICMS
Para obter informação sobre Situação Cadastral como Inaptidão e Reativação de contribuinte do ICMS.
Clique aquiCadastramento destinatários/transportadores
Para cadastrar destinatários/transportadores para emitir Nota Fiscal Avulsa.
Clique aquiOrientações: Outros serviços SEFAZ
Para obter orientações sobre Outros Serviços da Sefaz.
Clique aqui
Plantão Fiscal
Caso deseje obter esclarecimentos ou orientações relacionadas à legislação tributária estadual.
Clique aqui
Dúvidas sobre o Balcão Virtual
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Que tipo de informações posso solicitar pelo atendimento por videoconferência?
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A equipe de atendentes do Balcão Virtual está pronta para prestar informações de interesse dos contribuintes e orientá-los a navegar no site da Sefaz em busca de solucionar suas dúvidas. Neste momento somente os serviços de Emissão de DAE e Orientação para Emissão de Nota Fiscal Avulsa estão disponíveis para pronto atendimento.
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Há restrições de assuntos a serem tratados por meio deste canal de atendimento?
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Não, mas é importante ficar claro que apenas os serviços de Emissão de DAE e Orientação para Emissão de Nota Fiscal Avulsa estarão disponíveis para pronto atendimento. Caso o contribuinte busque outros serviços a equipe do Balcão Virtual poderá dar orientações e encaminhamentos.
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É preciso agendar data e horário para ser atendido?
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Não. O atendimento do Balcão Virtual funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações. Para proporcionar a você a melhor experiência de atendimento, solicitamos decoro, discrição e adequação dos trajes utilizados durante a videoconferência.
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Eu preciso me identificar para acessar o serviço?
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Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em "Ingressar Agora" para dar início ao atendimento.
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Minha câmera tem de estar ativada durante a videochamada?
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Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Entendemos, contudo, que o serviço proporcionado pelo Balcão Virtual vai além da chamada para dirimir dúvidas. Nosso propósito é encurtar distâncias e fortalecer o sentimento de pertencimento do cidadão para com a Sefaz BA. Com a câmera ligada estaremos tornando o atendimento mais humanizado e pessoal.
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O atendimento do Balcão Virtual se dá de maneira individual ou em salas coletivas?
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O Balcão Virtual da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) atendente entenda que seja necessário.
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Estou na sala de espera. E agora?
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Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos atendentes. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Balcão e irá automaticamente para o final da fila.
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Como é estabelecida a ordem de atendimento pelo Balcão Virtual?
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A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.
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Posso avaliar o meu atendimento?
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Ao término, será possível avaliar os serviços do Balcão Virtual e opcionalmente deixar um comentário. Para a Sefaz a sua avaliação é fundamental, pois poderemos sempre aprimorar nossos serviços.
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