Caso encontre dificuldade em acessar os serviços eletrônicos da Sefaz BA (mensagem de site/certificado digital não confiável), assista ao vídeo e siga os procedimentos abaixo.
Passos para instalação das Cadeias de Certificados Digitais ICP-Brasil V10 nos navegadores: IE/Edge/Chrome | Mozilla Firefox
Se você está utilizando os navegadores IE/Edge/Chrome:
1. Baixe as cadeias de Certificados Digitais, clicando nos links abaixo (recomendamos seguir a ordem destacada no quadro).
2. Localize o arquivo baixado (ICP-Brasilv10.crt), clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo selecionado e procure a opção “Instalar Certificado” (em inglês "Install Certificate").
3. Selecione a opção "Máquina Local" e clique em "Avançar".
4. Selecione a opção "Colocar todos os certificados no repositório a seguir". Clique no botão "Procurar...".
O Certificado Digital "ICP-Brasilv10.crt" deve ser inserido no repositório "Autoridades de Certificação de Raiz Confiável" (em inglês "Trusted Root Certification Authorities"), conforme imagem abaixo.
Clique em "Avançar".
Clique em "Concluir".
5. Localize o segundo arquivo baixado (AC-CERTISIGN-ICP-BRASIL-SSL.crt), clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo selecionado e procure a opção “Instalar Certificado” (em inglês "Install Certificate").
6. Selecione a opção "Máquina Local" e clique em "Avançar".
7. Selecione a opção "Colocar todos os certificados no repositório a seguir". Clique no botão "Procurar...".
O Certificado Digital "AC-CERTISIGN-ICP-BRASIL-SSL.crt" deve ser inserido no repositório "Autoridades de Certificação Intermediárias" (em inglês "Intermediate Certification Authorities"), conforme imagem abaixo.
Clique em "Avançar".
Clique em "Concluir".
8. Antes de tentar acessar o sistema / serviço novamente, feche todos os navegadores.
Se você está utilizando o navegador Mozilla Firefox
1. Baixe as cadeias de Certificados Digitais, clicando nos links abaixo (recomendamos seguir a ordem destacada no quadro).
2. Abra o Firefox e selecione as opções de configuração do navegador conforme as imagens abaixo.
3. Selecione "Privacidade e Segurança" e em seguida clique o botão "Ver certificados".
4. Selecione a aba "Autoridades" e em seguida clique no botão "Importar".
5. Selecine o arquivo "ICP-Brasilv10.crt", conforme a imagem abaixo;
6. Marque todas as opções apresentadas no popup e clique em Ok.
7. Selecine o arquivo "AC-CERTISIGN-ICP-BRASIL-SSL.crt", conforme a imagem abaixo;
8. Marque todas as opções apresentadas no popup e clique em Ok.
9. Feche todas as janelas do navegador. Abra novamente o navegador e tente acessar a URL que apresentou o problema; Para garantir que não haja problema de cache, reinicie a estação ou
abra uma sessão do navegador de forma privada.
Se os procedimentos anteriores não funcionarem
Abra o “Painel de Controle” e selecione “Opções da Internet”, conforme a imagem abaixo.
Selecione a aba "Avançadas".
Em configurações, verifique se os protocolos TLS estão marcadas conforme a imagem abaixo e clique em "Ok".
Antes de tentar acessar o sistema / serviço novamente, feche todos os navegadores.
Se o problema persistir
1. Execute o seguinte procedimento para alterar a propriedade dos Certificados Digitais ICP-Brasil:
- 1.1 Execute o comando certlm.msc na barra de pesquisa no Windows 10 ou no Iniciar/Executar do Windows 7 (figura 1);
- 1.2 No lado esquerdo, expanda o item “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis” e depois selecione “Certificados”;
- 1.3 No lado direito localize o certificado “Autoridade Certificadora Raiz Brasileira V10” (figura 2), clique nele com o botão direito e após isso acessar o menu “Propriedades” (figura 3);
- 1.4 Se o campo “Finalidades do Certificado” estiver com a opção número 3 selecionada (“Ativar somente as seguintes finalidades”), por favor selecione a primeira opção “Ativar todas as finalidades deste certificado” (figura 4);
- 1.5 Antes de tentar acessar o sistema / serviço novamente, feche todos os navegadores.
- 1.6 Recomendamos abrir uma janela privada / anônima do navegador, para garantir que o cache não está sendo utilizado;
- 1.7 Se o procedimento não funcionar, repita a etapa 1.2, só que desta vez selecione o item “Autoridades de Certificação Intermediárias".
- 1.8 Selecione a subpasta "Certificados” e depois, no painel da direita, localize o certificado digital “AC CERTISIGN ICP BRASI SSL”. Clique com o botão direito do mouse no certificado “AC CERTISIGN ICP BRASI SSL” e em seguida selecione "propriedades" (figura 5).
- 1.9
O campo “Finalidades do certificado” deve estar com a opção número 1 selecionada (“Ativar todas as finalidades deste certificado”) conforme a figura 6;
- 1.10 Antes de tentar acessar o sistema / serviço novamente, feche todos os navegadores.
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Para mais informações utilize os canais de suporte Sefaz/BA:
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