Assunto será apresentado pela auditora fiscal da Fazenda Estadual do Mato Grosso do Sul, Silvia Leal, na próxima terça-feira (4), das 15 às 17 horas, via Microsoft Teams.
Na próxima terça-feira (4), das 15 às 17 horas, via Microsoft Teams, será realizada a sétima edição do projeto Conversa sobre a Reforma Tributária, com o tema “Importações e Exportações no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/ywqchVd810, também disponível no Portal da Reforma Tributária da Sefaz. O assunto será apresentado pela auditora fiscal da Secretaria da Fazenda do Mato Grosso do Sul, Silvia Leal. Desde que foi retomada, em maio de 2025, a Conversa Tributária já alcançou um total de 759 pessoas, o que resulta em uma média de mais de 126 participantes por edição.
Auditora Fiscal da Sefaz MS desde 2001, Silvia Leal atualmente ocupa o cargo de coordenadora de Apoio à Administração Tributária. Indicada pelo Comsefaz, integra o Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo (PAT-RTC/MF), do Ministério da Fazenda. Com ampla experiência na área de fiscalização e comércio exterior, participou do Grupo de Trabalho de Comércio Exterior (GT54) do Confaz e do projeto “Novo Processo de Exportação”, que desenvolveu a Declaração Única de Exportação (DU-E).
É mestre em Finanças Públicas, com especialidade em Administração Tributária pelo Instituto de Estudios Fiscales do Ministério da Fazenda da Espanha/UNED, além de possuir pós-graduações em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Auditoria e Controladoria (UFMS). É também coautora do livro “A Reforma Tributária Necessária – Diagnósticos e Premissas”, publicado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).
Temas variados
De acordo com a diretora da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), Nilma Oliveira, os temas apresentados nas seis primeiras edições da Conversa Tributária foram variados, com o objetivo de preparar os fazendários para os desafios trazidos pela Reforma. Os assuntos foram os seguintes: “Contextualização geral da Reforma Tributária e os próximos passos para a sua implantação na perspectiva do IBS”, com Sandra Urânia (Gabinete), “Obrigação principal: normas gerais”, apresentado por Aline Amaral (Diretoria de Legislação Tributária), “Administração tributária e a distribuição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”, com o diretor de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Ilan Nogueira e o auditor fiscal da Coordenação Geral de Planejamento e Acompanhamento Financeiro, Daniel Lanza, “Cashback e Cesta Básica”, com Márcia Libório, gerente de Estudos Econômico-Tributários, “Split Payment”, com o assessor da Superintendência de Administração Tributária, Álvaro Bahia, e “Simples Nacional”, com Clarissa Mendes, auditora fiscal de tributos municipais de Curitiba.
