O atual estágio das ações já realizadas nos grupos e subgrupos técnicos do Pré-Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) foi apresentado durante reunião no auditório do prédio-sede da Sefaz-Ba. Os membros mostraram, de forma resumida, o que foi feito até agora nos seus respectivos grupos. Também participaram outros gestores fazendários interessados no tema. O encontro aconteceu, no último dia 10.
O subsecretário da Fazenda, João Aslan, que é representante suplente do Estado da Bahia no Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS, ressaltou a importância de todos saberem o que está acontecendo em cada área. “Esses temas são tratados individualmente com as pessoas envolvidas, mas, periodicamente, é necessário fazer esse nivelamento entre todos, porque são muitos assuntos e grupos inter-relacionados”. João Aslan enfatizou ainda que os assuntos, embora pareçam diferentes, envolvendo as áreas financeira e tributária, têm intercessões. “Precisamos alinhar tudo que está acontecendo em todos os grupos nacionais com os nossos ajustes internos, que também serão demandados”, observou.
O superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária e coordenador executivo das ações ligadas à Reforma Tributária na Sefaz-Ba, Félix Mascarenhas, reforçou que essa é uma reunião de nivelamento das ações do Pré-Comitê Gestor do IBS. “Cada membro teve 15 minutos para falar sobre as atualizações das ações que estão sendo adotadas para a implementação da Reforma Tributária, em nível de grupo e subgrupo de trabalho do Comitê Gestor”.
Membros da Sefaz-Ba
Pela Bahia, fazem parte do Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, na condição de titular, e o subsecretário João Aslan, como suplente. Já nos GTs do Pré-Comitê Gestor do IBS o governo baiano tem como representantes os auditores fiscais Álvaro Bahia (SAT), Elvira Cerdeira (SAF/Dicop/Cosif) e Sandra Urânia (SAT/Ditri).
Nos subgrupos técnicos do Pré-Comitê Gestor, atuam por sua vez, pela Bahia, os auditores Félix Mascarenhas (SGF), Aline do Amaral (SAT/Ditri/Getri), Anderson Peixoto (Copec/Infis), Carlos Maurício Cova (SAT/DPI/Gesim), Daniel Lanza (SAF/Copaf/Gepaf), Ilan Nogueira (Saf/Dicop), João Matheus Mendes (SAT/Ditri/Getri), José Augusto Vicente (SAT/Copec/Infis), Márcia Libório (SAF/Diref/Gecon), Paulo Deodoro Medrado (SAT/Dpi/Gecif) e Ramon Francisco das Mercês (SAF/Dicop/Gerac).
A relação dos membros e seus respectivos grupos e subgrupos está disponível no Portal da Reforma Tributária, na aba “Membros”. O portal, que reúne uma série de outras informações, a exemplo de capacitações e últimas notícias, pode ser acessado clicando-se em banner disponível no site da Sefaz-Ba e nos “Destaques” da Intranet.
Foto: Filipe Nobre – Ascom/Sefaz-Ba
