Projetos em Execução
Sist. Rodov. Ponte Salvador – Itaparica
Construção, operação e manutenção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica.
Informações GerAis
Objeto do Contrato:
Construção, operação e manutenção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador – Ilha de Itaparica, sob o regime de Concessão Patrocinada.
Setor: Rodoviário
Contrato: nº 001/2020
Concessionária: Concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador – Ilha de Itaparica S.A.
Poder Concedente: Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA).
Escopo do Projeto:
O Sistema Rodoviário está estruturado nos seguintes trechos:
- Trecho 1: Acessos viários em Salvador;
- Trecho 2: Ponte Salvador – Ilha de Itaparica;
- Trecho 3: Chegada da ponte à Ilha de Itaparica;
- Trecho 4: Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), a ser construída na Ilha de Itaparica;
- Trecho 5: Recuperação e ampliação do trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária até a Cabeceira da Ponte do Funil, nas proximidades de Cacha Prego.
Cronograma da Concessão:
- Data da assinatura do contrato: 12 de novembro de 2020
- Prazo original da concessão: 12/11/2020 a 11/11/2055
- Prazo atual: 04/06/2025 a 03/06/2060 (ajustado pelo 1º Termo Aditivo)
- Fase de obras: 6 anos, a partir de 04/06/2025
- Fase de operação e manutenção: 29 anos
Aspectos Econômico-Financeiros:
- Valor contratual estimado (base jan/2019): R$ 6.903.444.623,00
- Referente ao valor real descontado dos pagamentos previstos a título de contraprestações públicas e arrecadação de tarifas de pedágio durante todo o prazo da concessão.
- Aportes públicos previstos (base jan/2019): R$ 3.713.885.384,96
- Contraprestações públicas estimadas (base jan/2019):
- R$ 271.578.097,53 nos 10 primeiros anos de operação
- R$ 124.442.794,02 nos anos subsequentes
Status da Concessão: Em execução
Termo Aditivo:
Em 04/06/2025, foi celebrado o Primeiro Termo Aditivo ao Contrato, com alterações às cláusulas originalmente pactuadas.
A revisão contratual foi mediada pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), tendo como motivação as significativas alterações nas condições macroeconômicas nacionais e internacionais, decorrentes dos impactos da pandemia da Covid-19. Entre os fatores que influenciaram o reequilíbrio contratual destacam-se:
- Aumento extraordinário nos custos da construção civil;
- Elevação da taxa básica de juros (SELIC);
- Aumento do custo de capital.
Benefícios Esperados:
A implantação e operação do Sistema Rodoviário Ponte Salvador – Ilha de Itaparica trará significativos benefícios econômicos e sociais para o Estado da Bahia, destacando-se:
- Geração de empregos diretos e indiretos;
- Estímulo ao turismo e à economia regional;
- Redução de distâncias e tempo de deslocamento;
- Melhoria da malha rodoviária e logística do Estado;
- Maior integração entre Salvador e as regiões Sul, Sudoeste e Oeste da Bahia;
- Reconfiguração da malha urbana, favorecendo o desenvolvimento de cidades de médio porte;
- Consolidação do entorno da Baía de Todos os Santos como complexo industrial e portuário sustentável;
- Contribuição para a revitalização econômica do centro antigo de Salvador.

Localização
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