Serviços aos Cidadãos

Autorização
Transferência de crédito acumulado de ICMS


Serviço que permite ao contribuinte solicitar a autorização para a transferência de valores do seu crédito acumulado, nas condições estabelecidas no Art. 317, §3º, II, e §4º, do RICMS (Decreto nº 13.780/12).


Documentos Necessários


Para o Contribuinte solicitar a autorização para a transferência de crédito acumulado de ICMS, é necessário apresentar:

  1. Requerimento solicitando a utilização do crédito acumulado, devendo constar a indicação do fim a que se destina o crédito fiscal, bem como o valor a ser transferido e a razão social, o endereço e os números de Inscrição Estadual e no CNPJ do beneficiário;
  2. Documento de identificação do responsável legal ou Procuração e Documento de identificação do Procurador.

Obs.: Todos os documentos deverão estar digitalizados em formato "pdf".

Como Fazer


Para protocolizar a solicitação de autorização para a transferência de crédito acumulado de ICMS, é necessário enviar e-mail com os documentos acima relacionados, conforme a Diretoria a que está vinculado o domicílio do Contribuinte:


Em seguida, aguardar a resposta via e-mail ou na caixa de mensagem do Domicílio Tributário eletrônico - DT-e do Requerente.

Canal


Internet (e-mail).

Tempo Médio


De acordo com a análise do pedido.

Base Legal


Art. 317, §3º, II, e §4º, do RICMS (Decreto nº 13.780/12).