Serviços aos Cidadãos
ITD - Cálculo e Emissão de DAE
Transmissão Causa Mortis (Inventário)
Este serviço permite solicitar o cálculo e emissão do DAE para o recolhimento de ITD relativo a Transmissão Causa Mortis.
Documentos Necessários
Para solicitar o cálculo e emissão do DAE para o recolhimento de ITD relativo a Transmissão Causa Mortis, é necessária cópia dos documentos relacionados nos Anexos I ou I-A da Portaria nº 04/2014, conforme a situação abaixo:
Observação: Todos os documentos deverão estar digitalizados em formato "pdf", sendo que os arquivos do processo judicial poderão ser baixados no site do Judiciário (e-SAJ).
Como Fazer
É necessário se cadastrar no sistema SEI para solicitar o cálculo e emissão do DAE para o recolhimento de ITD relativo a Transmissão Causa Mortis.
Se não for cadastrado no sistema SEI, clique aqui para obter maiores informações e efetuar o seu cadastramento.
Se já for cadastrado no sistema SEI, clique aqui para acessar o Módulo de Peticionamento, devendo escolher novo processo com o tipo “Imposto Sobre Transmissão Causa-Mortis e Doações (ITD): Causa Mortis ou Dissolução”, conforme o caso, atentando para a sua natureza, se judicial ou extrajudicial, e digitar o domicílio do “de cujus” no campo “Especificação”.
Caso já tenha iniciado processo solicitando o cálculo e emissão do DAE para o recolhimento de ITD relativo a Transmissão Causa Mortis, clique aqui para adicionar o requerimento e a documentação ao processo de inventário (Transmissão Causa Mortis) no Módulo de Peticionamento.
Em caso de dúvidas, consultar o Manual de Instrução Processual ITD Causa Mortis.
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Tempo Médio
Base Legal
- Arts. 9º e 10 da Lei nº 4.826/89;
- Art. 12 do Decreto nº 2.487/89;
- Portaria Conjunta PGE/SEFAZ nº 04/14.