Serviços aos Cidadãos
Retificação de Documentos de Arrecadação Estadual
DAE, DAE-NT, GNRE OU DAS
Serviço que permite a alteração de dados nos documentos de arrecadação pagos.
Documentos Necessários
Para solicitar a retificação do DAE é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Ficha de Alteração de Dados no Sistema de Arrecadação. Baixe aqui;
- Cópia do DAE, DAE-NT, GNRE ou DAS a ser retificado;
- Documento de identificação do responsável legal ou procuração e documento de identificação (se procurador);
- Situações específicas:
DAE de ICMS, GNRE ou DAS:
- Declaração, com firma reconhecida, fornecida pelo contribuinte, cuja inscrição e/ou razão social foi colocada indevidamente no DAE, na GNRE ou no DAS, informando que o recolhimento a ele atribuído foi realmente indevido, se for o caso da apropriação de recolhimento ter ocorrido para outro contribuinte;
- Cópia da documentação fiscal que embasa a retificação.
DAE de IPVA:
- DAE original e comprovante de pagamento, se a autenticação bancária não constar no DAE;
- Nota fiscal de aquisição do veículo.
DAE de ITD ou de Taxas ou DAE-NT:
- Declaração, com firma reconhecida, fornecida pelo contribuinte, empresa ou pessoa física, cujo nome, razão social, CNPJ ou CPF foi colocado indevidamente no DAE ou no DAE-NT, informando que o recolhimento a ele atribuído foi realmente indevido, se for o caso da apropriação de recolhimento ter ocorrido para outro contribuinte, empresa ou pessoa física;
- Cópia da documentação fiscal que embasa a retificação.
Como Fazer
Para protocolizar a solicitação de retificação do DAE, DAE-NT, GNRE ou DAS é necessário enviar e-mail com os documentos acima relacionados, conforme a Diretoria a que está vinculado o domicílio do Contribuinte, empresa ou pessoa física:
- DAT METRO, COPEC e outras unidades da Federação: retificacao_dae_metro@sefaz.ba.gov.br
- DAT NORTE: retificacao_dae_norte@sefaz.ba.gov.br
- DAT SUL: retificacao_dae_sul@sefaz.ba.gov.br
Em seguida, aguardar a resposta via e-mail ou na caixa de mensagem do Domicílio Tributário eletrônico - DT-e do Requerente.
Canal
Internet (e-mail).
Tempo Médio
De acordo com a análise do pedido.
Base Legal
Arts. 2º, 3º e 4º do RPAF (Decreto nº 7.629/99).