Bem-vindo ao Balcão Virtual da Sefaz
Neste canal você terá um atendimento remoto e imediato por meio de videoconferência, para tanto é preciso
habilitar seu microfone e câmera do celular ou computador. É simples, fácil e rápido!
Este não é um serviço de chat, portanto não será possível falar com o atendimento por meio de mensagens.
Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (exceto feriados).
Como acessar o Balcão Virtual
Siga atentamente o passo a passo
1º Passo
Se estiver usando celular ou tablet, é preciso baixar gratuitamente o Microsoft Teams. Utilize os botões abaixo;
2º Passo
Se estiver utilizando um computador, basta escolher a opção "Continuar neste navegador". Navegadores compatíveis: Microsoft Edge e Chrome;
3º Passo
Clique no link do serviço ou canal desejado;
4º Passo
Aguarde na sala de espera o servidor autorizar sua entrada na sala de atendimento virtual;
5º Passo
Ao iniciar o atendimento, mantenha a câmera ligada. Para os processos em segredo de Justiça, será exigida a exibição de documento original com foto;
6º Passo
Ao término, saia da sala virtual e avalie nosso atendimento.
Dúvidas sobre o Balcão Virtual?
Dê uma olhada em nossa seção de Dúvidas Frequentes - FAQs
Serviços do Balcão Virtual
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (exceto feriados).
REFIS ICMS 2024
Informações sobre o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS ICMS.
Emissão de DAE
Para obter ajuda sobre Emissão de DAE de IPVA, ICMS, ITD e FEASPOL.
Débitos de IPVA
Informação sobre Exercícios Notificados, Registro Serasa, Protesto e Carta de Anuência.
Orientações Outros Serviços
Para obter orientações sobre Outros Serviços da Sefaz.
Destinatários/Transportadores
Cadastro destinatários / transportadores para emitir NFA
Orientações Emissão NFA-e
Para Pessoa Física, Produtor Rural, MEI e Não Contribuinte de ICMS emitir Nota Fiscal Avulsa.
Consulta Consef
informações referentes aos PAFs em fase de julgamento.
Parcelamento de Tributos
Para obter orientação sobre Parcelamento de ICMS, IPVA e ITD.
Cadastro Contribuinte ICMS
Informação sobre Situação Cadastral como Inaptidão e Reativação de contribuinte do ICMS.
Canal Exclusivo ITD
De segunda à sexta-feira, das 08h às 17h30 (exceto feriados).
ITD
Para tratar sobre o andamento dos processos do ITD.
Canal Exclusivo Plantão Fiscal
De Segunda à sexta-feira, das 08h às 12h (exceto feriados).
Plantão Fiscal
Orientações relacionadas à legislação tributária estadual.
Dúvidas Frequentes - FAQs
Questionamentos mais frequentes sobre o Balcão Virtual
- Balcão Virtual
- ITD
- Plantão Fiscal
A equipe de atendentes do Balcão Virtual está pronta para prestar informações de interesse dos contribuintes e orientá-los a navegar no site da Sefaz em busca de solucionar suas dúvidas. Neste momento somente os serviços de Emissão de DAE e Orientação para Emissão de Nota Fiscal Avulsa estão disponíveis para pronto atendimento.
Não, mas é importante ficar claro que apenas os serviços de Emissão de DAE e Orientação para Emissão de Nota Fiscal Avulsa estarão disponíveis para pronto atendimento. Caso o contribuinte busque outros serviços a equipe do Balcão Virtual poderá dar orientações e encaminhamentos.
Não. O atendimento do Balcão Virtual funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações. Para proporcionar a você a melhor experiência de atendimento, solicitamos decoro, discrição e adequação dos trajes utilizados durante a videoconferência.
Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.
Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Entendemos, contudo, que o serviço proporcionado pelo Balcão Virtual vai além da chamada para dirimir dúvidas. Nosso propósito é encurtar distâncias e fortalecer o sentimento de pertencimento do cidadão para com a Sefaz BA. Com a câmera ligada estaremos tornando o atendimento mais humanizado e pessoal.
O Balcão Virtual da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) atendente entenda que seja necessário.
Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos atendentes. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Balcão e irá automaticamente para o final da fila.
A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.
Ao término, será possível avaliar os serviços do Balcão Virtual e opcionalmente deixar um comentário. Para a Sefaz a sua avaliação é fundamental, pois poderemos sempre aprimorar nossos serviços.
A equipe de atendentes do Balcão de ITD prestará informações sobre andamento dos processos de ITD.
Sim. Questões relativas a Parecer Técnico, Avaliações, Legislação e dúvidas de preenchimento de Peticionamento Eletrônico devem ser direcionadas aos nossos e-mail: _ITDDistribuicao@sefaz.ba.gov.br. O serviço do Balcão de ITD não realiza cálculos de impostos e emissão de DAE.
Não. O atendimento do Balcão Virtual funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações.
Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.
Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Da mesma forma, os plantonistas poderão ou não ligar suas câmeras. No entanto, o atendimento ocorrerá necessariamente por áudio e não pelo uso do chat.
O Balcão de ITD da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) atendente entenda que seja necessário.
Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos atendentes. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Balcão de ITD e irá automaticamente para o final da fila.
A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.
Ao término, será possível avaliar os serviços do Balcão Virtual de ITD e opcionalmente deixar um comentário.
A equipe de consultores do Plantão Fiscal prestará informações acerca da Legislação Tributária Estadual (ICMS, IPVA, ITD e TAXAS).
Sim. Questões operacionais (DMA, NFA, Cadastro, NF-e, CT-e, MDF-e, NFC-e, EFD, emissão de DAE IPVA, ITD e TAXAS) devem ser direcionadas aos nossos canais de atendimento, balcão virtual, callcenter e faleconosco. O serviço do Plantão não realiza cálculos de impostos, cujo serviço é de esclarecimento da legislação.
Não. O atendimento do Plantão Fiscal funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações.
Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.
Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Da mesma forma, os plantonistas poderão ou não ligar suas câmeras. No entanto, o atendimento ocorrerá necessariamente por áudio e não pelo uso do chat.
O Plantão Fiscal da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) plantonista entenda que seja necessário.
Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos plantonistas. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Plantão Fiscal e irá automaticamente para o final da fila.
A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.
Ao término, será possível avaliar os serviços do Plantão Fiscal Virtual e opcionalmente deixar um comentário.