Balcão Virtual

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Bem-vindo ao Balcão Virtual da Sefaz

Neste canal você terá um atendimento remoto e imediato por meio de videoconferência, para tanto é preciso
habilitar seu microfone e câmera do celular ou computador. É simples, fácil e rápido!
Este não é um serviço de chat, portanto não será possível falar com o atendimento por meio de mensagens.
Nosso  atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (exceto feriados).

Como acessar o Balcão Virtual

Siga atentamente o passo a passo

1º Passo

Se estiver usando celular ou tablet, é preciso baixar gratuitamente o Microsoft Teams. Utilize os botões abaixo;

2º Passo

Se estiver utilizando um computador, basta escolher a opção "Continuar neste navegador". Navegadores compatíveis: Microsoft Edge e Chrome;

3º Passo

Clique no link do serviço ou canal desejado;

4º Passo

Aguarde na sala de espera o servidor autorizar sua entrada na sala de atendimento virtual;

5º Passo

Ao iniciar o atendimento, mantenha a câmera ligada. Para os processos em segredo de Justiça, será exigida a exibição de documento original com foto;

6º Passo

Ao término, saia da sala virtual e avalie nosso atendimento.

Dúvidas sobre o Balcão Virtual?

Dê uma olhada em nossa seção de Dúvidas Frequentes - FAQs

Serviços do Balcão Virtual

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (exceto feriados).

REFIS ICMS 2024

Informações sobre o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS ICMS.

Emissão de DAE

Para obter ajuda sobre Emissão de DAE de IPVA, ICMS, ITD e FEASPOL.

Débitos de IPVA

Informação sobre Exercícios Notificados, Registro Serasa, Protesto e Carta de Anuência.

Orientações Outros Serviços

Para obter orientações sobre Outros Serviços da Sefaz.

Destinatários/Transportadores

Cadastro destinatários / transportadores para emitir NFA

Orientações Emissão NFA-e

Para Pessoa Física, Produtor Rural, MEI e Não Contribuinte de ICMS emitir Nota Fiscal Avulsa.

Consulta Consef

informações referentes aos PAFs em fase de julgamento.

Parcelamento de Tributos

Para obter orientação sobre Parcelamento de ICMS, IPVA e ITD.

Cadastro Contribuinte ICMS

Informação sobre Situação Cadastral como Inaptidão e Reativação de contribuinte do ICMS.

Canal Exclusivo ITD

De segunda à sexta-feira, das 08h às 17h30 (exceto feriados).

ITD

Para tratar sobre o andamento dos processos do ITD.

Canal Exclusivo Plantão Fiscal

De Segunda à sexta-feira, das 08h às 12h (exceto feriados).

Plantão Fiscal

Orientações relacionadas à legislação tributária estadual.

Dúvidas Frequentes - FAQs

Questionamentos mais frequentes sobre o Balcão Virtual

Que tipo de informações posso solicitar pelo atendimento por videoconferência?

A equipe de atendentes do Balcão Virtual está pronta para prestar informações de interesse dos contribuintes e orientá-los a navegar no site da Sefaz em busca de solucionar suas dúvidas. Neste momento somente os serviços de Emissão de DAE e Orientação para Emissão de Nota Fiscal Avulsa estão disponíveis para pronto atendimento.

Há restrições de assuntos a serem tratados por meio deste canal de atendimento?

Não, mas é importante ficar claro que apenas os serviços de Emissão de DAE e Orientação para Emissão de Nota Fiscal Avulsa estarão disponíveis para pronto atendimento. Caso o contribuinte busque outros serviços a equipe do Balcão Virtual poderá dar orientações e encaminhamentos.

É preciso agendar data e horário para ser atendido?

Não. O atendimento do Balcão Virtual funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações. Para proporcionar a você a melhor experiência de atendimento, solicitamos decoro, discrição e adequação dos trajes utilizados durante a videoconferência.

Eu preciso me identificar para acessar o serviço?

Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.

Minha câmera tem de estar ativada durante a videochamada?

Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Entendemos, contudo, que o serviço proporcionado pelo Balcão Virtual vai além da chamada para dirimir dúvidas. Nosso propósito é encurtar distâncias e fortalecer o sentimento de pertencimento do cidadão para com a Sefaz BA. Com a câmera ligada estaremos tornando o atendimento mais humanizado e pessoal.

O atendimento do Balcão Virtual se dá de maneira individual ou em salas coletivas?

O Balcão Virtual da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) atendente entenda que seja necessário.

Estou na sala de espera. E agora?

Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos atendentes. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Balcão e irá automaticamente para o final da fila.

Como é estabelecida a ordem de atendimento pelo Balcão Virtual?

A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.

Posso avaliar o meu atendimento?

Ao término, será possível avaliar os serviços do Balcão Virtual e opcionalmente deixar um comentário. Para a Sefaz a sua avaliação é fundamental, pois poderemos sempre aprimorar nossos serviços.

Que tipo de informações posso solicitar através do Balcão de ITD?

A equipe de atendentes do Balcão de ITD prestará informações sobre andamento dos processos de ITD.

Há restrições de assuntos a serem tratados por meio deste canal de atendimento?

Sim. Questões relativas a Parecer Técnico, Avaliações, Legislação e dúvidas de preenchimento de Peticionamento Eletrônico devem ser direcionadas aos nossos e-mail: _ITDDistribuicao@sefaz.ba.gov.br. O serviço do Balcão de ITD não realiza cálculos de impostos e emissão de DAE.

É preciso agendar data e horário para ser atendido?

Não. O atendimento do Balcão Virtual funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações.

Eu preciso me identificar para acessar o serviço?

Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.

Minha câmera tem de estar ativada durante a videochamada?

Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Da mesma forma, os plantonistas poderão ou não ligar suas câmeras. No entanto, o atendimento ocorrerá necessariamente por áudio e não pelo uso do chat.

O atendimento do Balcão de ITD se dá de maneira individual ou em salas coletivas?

O Balcão de ITD da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) atendente entenda que seja necessário.

Estou na sala de espera. E agora?

Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos atendentes. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Balcão de ITD e irá automaticamente para o final da fila.

Como é estabelecida a ordem de atendimento pelo ITD?

A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.

Posso avaliar o meu atendimento?

Ao término, será possível avaliar os serviços do Balcão Virtual de ITD e opcionalmente deixar um comentário.

Que tipo de informações posso solicitar através do Plantão Fiscal?

A equipe de consultores do Plantão Fiscal prestará informações acerca da Legislação Tributária Estadual (ICMS, IPVA, ITD e TAXAS).

Há restrições de assuntos a serem tratados por meio deste canal de atendimento?

Sim. Questões operacionais (DMA, NFA, Cadastro, NF-e, CT-e, MDF-e, NFC-e, EFD, emissão de DAE IPVA, ITD e TAXAS) devem ser direcionadas aos nossos canais de atendimento, balcão virtual, callcenter e faleconosco. O serviço do Plantão não realiza cálculos de impostos, cujo serviço é de esclarecimento da legislação.

É preciso agendar data e horário para ser atendido?

Não. O atendimento do Plantão Fiscal funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações.

Eu preciso me identificar para acessar o serviço?

Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.

Minha câmera tem de estar ativada durante a videochamada?

Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Da mesma forma, os plantonistas poderão ou não ligar suas câmeras. No entanto, o atendimento ocorrerá necessariamente por áudio e não pelo uso do chat.

O atendimento do Plantão Fiscal se dá de maneira individual ou em salas coletivas?

O Plantão Fiscal da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) plantonista entenda que seja necessário.

Estou na sala de espera. E agora?

Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos plantonistas. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Plantão Fiscal e irá automaticamente para o final da fila.

Como é estabelecida a ordem de atendimento pelo Plantão Fiscal?

A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.

Posso avaliar o meu atendimento?

Ao término, será possível avaliar os serviços do Plantão Fiscal Virtual e opcionalmente deixar um comentário.

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Orientações Emissão NFA-E
Em caso de erro na emissão de NFA-E, envie para o e-mail faleconosco@sefaz.ba.gov.br o print da tela, juntamente com as informações da empresa (Razão Social ou Nome, Inscrição estadual, CNPJ ou CPF). Para outros assuntos, prossiga com o atendimento.
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Canal Exclusivo ITD

Pedidos de orientação ou esclarecimentos para preenchimento de formulário e envio de documentos, deverão acessar a Carta de Serviços ao Cidadão. Recomendamos a leitura do Manual de Peticionamento e o Manual de Instrução do Tipo de Processo do ITD.

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Canal Exclusivo Plantão Fiscal
Pedidos de orientação ou esclarecimentos para preenchimento de documentos, cálculos, situação ou tramitação de processos ou outros serviços indicados na CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO, deverão ser tratados por meio de outros canais de atendimento. Recomendamos a leitura da seção Dúvidas sobre o Plantão Fiscal.
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