
Manoel Vitório
SECRETÁRIO DA FAZENDA DO ESTADO
Economista, mestre em Análise Regional e servidor público federal de carreira, Manoel Vitório da Silva Filho é natural de Salvador, Bahia, casado e pai de dois filhos.
À frente da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia desde agosto de 2013, vem atuando em diferentes instâncias da administração pública, originalmente como servidor federal de carreira a partir de 1995, tendo exercido cargos de liderança na maior parte do tempo.
À carreira como executivo no setor público, soma-se a formação acadêmica, que inclui, além da graduação em Economia, especialização em Organização de Sistemas e Métodos e mestrado em Análise Regional.
No Judiciário Estadual, exerceu o cargo de Diretor-Superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj). Atuou também como vice-presidente do Conselho de Administração do Ipraj e foi assessor chefe de Planejamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). No Judiciário Federal, foi Secretário de Administração do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).
De 2007 a 2013, foi secretário da Administração do Estado da Bahia. Assumiu, a partir de agosto de 2013, o cargo de secretário da Fazenda do Estado da Bahia. Exerceu, ainda, a presidência dos Conselhos de Administração da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia, da Fundação Luiz Eduardo Magalhães e da Prodeb – Companhia de Processamento de Dados da Bahia.
Por indicação oficial do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), é o representante titular da Bahia no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), órgão máximo de deliberação sobre o novo tributo criado no âmbito da Reforma Tributária.