Pesquisar as melhores ofertas em qualquer região da Bahia organizando as informações por lista de compras e por estabelecimentos prediletos estão entre as opções mais atrativas para os usuários do aplicativo Preço da Hora Bahia (PHB), mantido pelo Governo do Estado com base nas informações das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba). A união destas duas ferramentas de pesquisa é a solução ideal para consumidores que buscam o menor preço, mas têm seus estabelecimentos comerciais favoritos por serem próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, dentre outros. O aplicativo, que registra mais de 650 mil downloads efetuados em smartphones e um pico 120 mil usuários mensais, está disponível na Apple Store, no Google Play Store e também pode ser acessado por meio do site www.precodahora.ba.gov.br.
Em constante evolução, o Preço da Hora Bahia permite pesquisar mais de 500 mil produtos comercializados em todo o estado. A pesquisa de preços realizada pelo aplicativo pode ser feita com base nos nomes dos produtos e por marcas específicas, e considera os valores registrados nas últimas compras registradas pelo sistema de emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Diariamente, são mais de 3,2 milhões de notas fiscais processadas pela Sefaz-Ba, com picos superiores a 4,4 milhões. Só em Salvador, são emitidas mais de 1,2 milhão de notas fiscais eletrônicas todos os dias. O interior, por outro lado, responde por 68% do total de produtos comercializados no varejo.
Como unir as ferramentas
Para usufruir da facilidade de pesquisa conjunta, o consumidor precisa preparar a lista de compras com a seleção dos produtos que deseja e selecionar o grupo de estabelecimentos apontados como favoritos nas configurações de filtros de pesquisa. Ao unir as duas ferramentas, o consumidor terá acesso ao resumo da pesquisa com os preços praticados em cada item do menor para o maior preço nos estabelecimentos selecionados. O resultado da pesquisa pode considerar também o local que possuiu o maior número de itens listados e os preços praticados por cada um. Essa combinação de funcionalidades é especialmente útil para quem deseja comparar os preços entre comércios já frequentados, como mercados próximos de casa ou farmácias perto do local de trabalho, por exemplo.
Evolução constante
O Preço da Hora Bahia está em constante evolução para oferecer novas facilidades ao consumidor baiano, explica o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bittencourt. Além de permitir a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, o app traz uma série de outras funcionalidades. O aplicativo possui canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, a possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda a disponibilização do histórico de preços dos produtos.
Também é possível fazer o compartilhamento de preços com amigos e familiares. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto.