Único hospital da Bahia a realizar transplantes de medula óssea em pediatria pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Martagão Gesteira, gerido pela Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil, realiza anualmente cerca de 500 mil atendimentos de alta e média complexidade em 27 especialidades médicas, que alcançam crianças e adolescentes de todo o estado. A entidade, com mais de 60 anos de atuação, conta com o apoio do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, iniciativa de educação fiscal do Estado da Bahia por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), que transforma notas fiscais associadas ao CPF de cidadãos inscritos na campanha Nota Premiada Bahia em recursos financeiros para instituições sociais e de saúde.
O Martagão Gesteira está entre as 534 entidades que integram atualmente o cadastro ativo do Sua Nota é um Show de Solidariedade. A cada quatro meses, o programa distribui R$ 5 milhões entre as filantrópicas inscritas que estejam com o cadastro ativo. Desde 2018, quando foi lançada a Nota Premiada Bahia, dando início à atual fase atual do Sua Nota, o Martagão já alcançou o compartilhamento de 34,2 milhões de notas fiscais por parte de cidadãos participantes da campanha. Hoje, o hospital possui cerca de 109,8 mil pessoas que o indicaram para compartilhamento automático das notas fiscais eletrônicas associadas aos seus CPFs. O total repassado pelo Sua Nota para o Martagão, ao longo dos últimos sete anos, é de R$ 5,1 milhões.
“Nós somos um hospital de alta complexidade que atende inteiramente por meio do SUS. Somos considerados referência para a rede e também para outros hospitais no atendimento de alta complexidade para crianças e adolescentes. Nosso foco é na pediatria, e temos uma ação muito específica na oncologia e na cirurgia especializada, com grande foco na cardiologia, principalmente nas doenças congênitas do coração”, explicou o diretor médico do hospital, Ian Simões, ao explicar a importância da participação da entidade no Programa Sua Nota é um Show de Solidariedade.
Para ele, o programa do governo baiano é uma importante fonte de renda do hospital, que sobrevive em grande parte de apoio filantrópico. “Estamos sempre em campanha para que cada vez mais cidadãos escolham o Martagão Gesteira para compartilhar suas notas fiscais”, informa. “Sempre mantemos campanhas ativas para angariar cada vez mais apoio, pois os recursos do programa Sua Nota viabilizam muitas melhorias de infraestrutura em nosso hospital”, disse.
O diretor exaltou a importância do Martagão Gesteira no mapa do atendimento de alta complexidade e oncologia dos pacientes mirins da Bahia e explicou a relevância do trabalho filantrópico da instituição. “A história do nosso hospital é marcada por esta devoção à filantropia”, contou, relatando que o Martagão Gesteira foi idealizado no início dos anos 20 por um grupo de médicos baianos, que inconformados com a altíssima mortandade infantil à época – algo em torno de 40% entre crianças de até um ano de idade -, firmaram a Liga Baiana Contra a Mortalidade Infantil, posteriormente chamada de Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. Na sequência, foi construído um hospital pediátrico, batizado de Hospital Martagão Gesteira.
Patrimônio dos baianos
Da fase inicial para os dias atuais, o Hospital Martagão Gesteira tornou-se um dos mais importantes centros pediátricos do país e referência no Norte e Nordeste. A instituição, considerada patrimônio dos baianos e do SUS, investe continuamente em corpo clínico, estrutura e tecnologia para oferecer tratamentos pioneiros, humanizados e de alta complexidade.
Somente em 2024, o Martagão foi responsável por 66,7% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos na Bahia, além de 47,9% dos tratamentos oncológicos, 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas realizadas no estado. Esses números reforçam o papel estratégico do hospital no combate à mortalidade infantil.
Como ajudar
O apoio às filantrópicas que participam do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade começa com o preenchimento de um formulário simples de inscrição na Nota Premiada Bahia, disponível no site campanha (www.notapremiadabahia.ba.gov.br). Em seguida, basta escolher até duas instituições (uma da área de saúde e outra da social) e, depois disso, pedir CPF na nota em qualquer compra feita em estabelecimentos de toda a Bahia. As notas são então compartilhadas automaticamente com as entidades escolhidas, ajudando a garantir recursos para a continuidade de seus projetos.
Para escolher o Martagão Gesteira como instituição da área de saúde para apoiar, o cidadão deve buscar no formulário de cadastramento da Nota Premiada Bahia pelo nome: Martagão Gesteira – Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade Infantil.
Foto: Matheus Lens / Ascom Sefaz-Ba

