Investimentos reforçam estrutura hospitalar e beneficiam diretamente pacientes do SUS na região Sudoeste
Com 110 anos de atuação e referência no atendimento médico especializado para mais de 20 municípios do Sudoeste baiano, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista – Hospital São Vicente vem reforçando sua infraestrutura por meio da aquisição de novos equipamentos e materiais hospitalares com recursos provenientes do programa “Sua Nota é um Show de Solidariedade”. Parte do Programa de Educação Fiscal do Estado da Bahia, gerenciado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), o Sua Nota vem repassando à Santa Casa, a cada quatro meses, R$ 200 mil em média, investidos integralmente na modernização e ampliação da qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.
Os recursos são obtidos a partir das notas fiscais eletrônicas compartilhadas pelos participantes da campanha Nota Premiada Bahia (NPB), que também integra o Programa de Educação Fiscal. A cada compra em que insere na nota o CPF cadastrado, o participante concorre a prêmios em dinheiro e exercita a solidariedade, já que o documento fiscal é compartilhado com as entidades filantrópicas de sua preferência, apontadas ao se inscrever na campanha. Cada participante pode apoiar até duas instituições, uma da área de saúde e outra da social. A Nota Premiada Bahia conta atualmente com 822 mil participantes na capital e no interior. Ao todo, 534 filantrópicas cadastradas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade são beneficiadas com os recursos gerados a partir das notas compartilhadas.
Investimentos
A Santa Casa realiza mensalmente mais de 15 mil atendimentos, 7 mil exames e cerca de 550 cirurgias em diversas especialidades. Vinculada ao Sua Nota é um Show de Solidariedade desde 2012, a instituição tem conseguido, graças ao engajamento da população, manter o ritmo de investimentos mesmo em meio a cenários desafiadores para as entidades filantrópicas.
Nos últimos dois anos, a entidade adquiriu ao todo 229 itens com os recursos recebidos do Sua Nota, incluindo desde equipamentos especializados como eletrocardiógrafos, aspiradores cirúrgicos, desfibriladores, canetas eletro-cirúrgicas e bisturis até veículos, macas, móveis, impressoras e outros eletrônicos. Uma placa indicativa da origem do recurso é afixada em todos os equipamentos de maior porte adquiridos com os repasses quadrimestrais do Estado da Bahia.
Para o diretor administrativo da Santa Casa, Carim Rodrigues Jardim, o programa vai além da transferência de verbas: representa um estímulo direto à cidadania. “A Nota Premiada Bahia é um exemplo de como a participação do cidadão pode gerar benefícios concretos para a sociedade” diz. “Ao solicitar o CPF na nota, as pessoas ajudam instituições como a nossa a melhorar continuamente o atendimento. Esses recursos são investidos integralmente na qualificação dos serviços, aquisição de equipamentos e melhorias na infraestrutura. É um programa louvável, que fomenta a solidariedade e fortalece o SUS”, destaca o gestor.
Voluntária há mais de 17 anos na Santa Casa, a gestora Maria de Fátima Alves Ferreira é uma entusiasta do Sua Nota. Cabe a ela, além de acompanhar a aplicação dos recursos, divulgar a participação da Santa Casa como instituição da área de saúde na Nota Premiada Bahia. “Aqui não paramos de divulgar. Convido a participar os funcionários, seus familiares e a sociedade de uma forma geral. Sabemos da importância destes recursos para o bom funcionamento da Santa Casa de Vitória da Conquista”, diz.
Como participar
É fácil ajudar a Santa Casa de Vitória da Conquista com a doação de notas fiscais. Para isso, basta se cadastrar no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br, escolhendo até duas instituições beneficentes – uma da área de saúde e outra da área social – para compartilhar suas notas fiscais eletrônicas.
Após o cadastro, é fundamental lembrar de inserir o CPF na nota fiscal ao realizar compras em estabelecimentos comerciais. A cada quatro meses, R$ 5 milhões são distribuídos entre as instituições participantes, proporcionalmente à quantidade de notas recebidas.
Com gestos simples, o cidadão contribui para o fortalecimento da rede de saúde e assistência social da Bahia, ajudando diretamente milhares de pessoas que dependem desses serviços.